Luiz Felipe Simões   |   09/10/2025 16:42

Rota das Emoções lança plano de marketing 2025-2030

Criado em 2005, o roteiro conta com mais de 500 quilômetros, passando por três estados

PANROTAS / Emerson Souza
Flávia Nadler, gerente de Turismo do Sebrae-MA
Flávia Nadler, gerente de Turismo do Sebrae-MA

RIO DE JANEIRO - Prestes a completar 20 anos em 2025, a Rota das Emoções, roteiro turístico integrado que liga os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, está presente na Abav Expo 2025, no Rio Janeiro. Durante o evento, foi anunciado seu plano de marketing integrado 2025-2030.

Criado em 2005, fruto de uma articulação entre o Sebrae, o MTur e os governos estaduais, o roteiro conta com mais de 500 quilômetros – começa nos Lençóis Maranhenses, passa pelo Delta do Parnaíba e chega a Jericoacoara. O projeto tem como objetivo estruturar e integrar as potencialidades naturais e culturais dos municípios que tangenciam a rota.

Ao longo da Rota das Emoções, dois parques nacionais, o de Jericoacoara e o dos Lençóis Maranhenses, tiveram aumento de visitantes na ordem de 4% e 8%, respectivamente, de 2023 para 2024, segundo dados do ICMBio. Atualmente, cerca de 12 mil pequenos negócios atuam no território abrangido pelo roteiro.

Novo plano

Segundo Flávia Nadler, gerente de Turismo do Sebrae-MA, o plano tem em mente o trade turístico da região. "O Sebrae traz essa solução para o trade, justamente atendendo às tendências de mercado, pontuando os segmentos que devem ser prioritários e os mercados que devemos atingir. A ideia é subsidiar o pequeno negócio, que é o principal beneficiário da Rota", explica.

Além do plano de marketing, o Sebrae e os parceiros da rota estão ampliando as ferramentas de apoio aos agentes e operadores. Hoje, a Rota das Emoções conta com um site institucional que reúne informações úteis tanto para os pequenos negócios quanto para agências de receptivo, operadoras e meios de hospedagem. "Eles encontram no site todas as informações gerais sobre o roteiro. Também elaboramos novo material promocional, vídeos e um kit de mídia para apoiar a comercialização", detalha Flávia.

Entre as ações recentes, ela destaca a parceria com a Embratur e a presença internacional da Rota das Emoções em feiras e eventos. "Estamos participando do Fitur Brasil com três experiências de base comunitária — uma em cada Estado da rota. Já estivemos na Espanha este ano, em ativações muito relevantes, que refletem esse novo direcionamento de destacar o aspecto cultural, o contato com a comunidade e com a natureza. É exatamente o que o mercado está pedindo", afirma.

Flávia também compartilhou números que mostram a força econômica da Rota das Emoções. Ela ressalta que a promoção da rota tem ocorrido de forma orgânica, beneficiando os três Estados envolvidos e fortalecendo a governança do roteiro. "O objetivo é que a Rota das Emoções continue se consolidando e que a gente possa comemorar não só 20, mas também 30, 40 anos dessa integração. Se duvidar, é o único roteiro integrado do Brasil que permanece há tanto tempo nas prateleiras, e ainda há muito espaço para continuar promovendo e evoluindo", conclui Flávia.

Plantão Abav Expo 2025

Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 664 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter