Rota das Emoções lança plano de marketing 2025-2030
Criado em 2005, o roteiro conta com mais de 500 quilômetros, passando por três estados

RIO DE JANEIRO - Prestes a completar 20 anos em 2025, a Rota das Emoções, roteiro turístico integrado que liga os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, está presente na Abav Expo 2025, no Rio Janeiro. Durante o evento, foi anunciado seu plano de marketing integrado 2025-2030.
Criado em 2005, fruto de uma articulação entre o Sebrae, o MTur e os governos estaduais, o roteiro conta com mais de 500 quilômetros – começa nos Lençóis Maranhenses, passa pelo Delta do Parnaíba e chega a Jericoacoara. O projeto tem como objetivo estruturar e integrar as potencialidades naturais e culturais dos municípios que tangenciam a rota.
Ao longo da Rota das Emoções, dois parques nacionais, o de Jericoacoara e o dos Lençóis Maranhenses, tiveram aumento de visitantes na ordem de 4% e 8%, respectivamente, de 2023 para 2024, segundo dados do ICMBio. Atualmente, cerca de 12 mil pequenos negócios atuam no território abrangido pelo roteiro.
Novo plano
Segundo Flávia Nadler, gerente de Turismo do Sebrae-MA, o plano tem em mente o trade turístico da região. "O Sebrae traz essa solução para o trade, justamente atendendo às tendências de mercado, pontuando os segmentos que devem ser prioritários e os mercados que devemos atingir. A ideia é subsidiar o pequeno negócio, que é o principal beneficiário da Rota", explica.
Além do plano de marketing, o Sebrae e os parceiros da rota estão ampliando as ferramentas de apoio aos agentes e operadores. Hoje, a Rota das Emoções conta com um site institucional que reúne informações úteis tanto para os pequenos negócios quanto para agências de receptivo, operadoras e meios de hospedagem. "Eles encontram no site todas as informações gerais sobre o roteiro. Também elaboramos novo material promocional, vídeos e um kit de mídia para apoiar a comercialização", detalha Flávia.
Entre as ações recentes, ela destaca a parceria com a Embratur e a presença internacional da Rota das Emoções em feiras e eventos. "Estamos participando do Fitur Brasil com três experiências de base comunitária — uma em cada Estado da rota. Já estivemos na Espanha este ano, em ativações muito relevantes, que refletem esse novo direcionamento de destacar o aspecto cultural, o contato com a comunidade e com a natureza. É exatamente o que o mercado está pedindo", afirma.
Flávia também compartilhou números que mostram a força econômica da Rota das Emoções. Ela ressalta que a promoção da rota tem ocorrido de forma orgânica, beneficiando os três Estados envolvidos e fortalecendo a governança do roteiro. "O objetivo é que a Rota das Emoções continue se consolidando e que a gente possa comemorar não só 20, mas também 30, 40 anos dessa integração. Se duvidar, é o único roteiro integrado do Brasil que permanece há tanto tempo nas prateleiras, e ainda há muito espaço para continuar promovendo e evoluindo", conclui Flávia.
Plantão Abav Expo 2025
Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.