Pedro Menezes   |   30/10/2025 15:13
Atualizada em 30/10/2025 15:14

Conselho de Aeroportos e ABR alertam que PL das bagagens limita acesso ao transporte aéreo

Segundo as entidades, a medida reduz a atratividade do mercado brasileiro para novos operadores

Pixabay
Entidades manifestaram publicamente a preocupação com a aprovação
Entidades manifestaram publicamente a preocupação com a aprovação

O Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC) e a ABR Aeroportos do Brasil manifestaram publicamente a preocupação com a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que restabelece a gratuidade da bagagem despachada de até 23 kg e proíbe a cobrança por bagagem de mão em voos comerciais, o famoso PL das bagagens.

"Embora reconheçamos o legítimo interesse do Congresso Nacional em proteger os direitos dos consumidores, entendemos que a medida aprovada representa um retrocesso para o desenvolvimento sustentável e competitivo do setor aéreo brasileiro", dizem as autoridades.

"A experiência internacional demonstra que o crescimento do transporte aéreo está diretamente ligado à liberdade de precificação e à entrada no mercado de companhias low-cost, que operam com modelos de serviços desagregados. A imposição de gratuidade obrigatória para serviços adicionais compromete este modelo, encarecendo o custo das passagens e limitando o acesso ao transporte aéreo para milhões de brasileiros, especialmente os de menor renda"

Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC) e ABR Aeroportos do Brasil

Além disso, segundo as entidades, a medida reduz a atratividade do mercado brasileiro para novos operadores, desestimulando investimentos e a expansão da malha aérea nacional e internacional. "Os aeroportos da América Latina e Caribe, que vêm realizando investimentos significativos em infraestrutura com base na expectativa de crescimento do setor, veem com apreensão o impacto negativo que essa decisão pode gerar", informou.

"Reiteramos nosso apelo para que sejam abertas mesas de diálogo com os principais atores do setor — incluindo Anac, SAC/MPor, operadores aeroportuários e companhias aéreas — a fim de construir soluções equilibradas que promovam a concorrência, a inclusão e a sustentabilidade da aviação civil brasileira. Seguiremos acompanhando com atenção a tramitação do projeto no Senado Federal e permanecemos à disposição para contribuir tecnicamente com o debate"

Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC) e ABR Aeroportos do Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4255 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.