Pedro Menezes   |   09/10/2025 09:00

Decolar, Skyscanner e Latam lideram buscas on-line por passagens aéreas

Gol Linhas Aéreas, por sua vez, obteve o maior avanço em usuários ativos mensais no iOS (+67%)


Divulgação/Inframérica
Sites de passagens aéreas registraram 28,18 milhões de visitantes únicos em agosto, um salto de 29,4%, de acordo com a Similarweb
Sites de passagens aéreas registraram 28,18 milhões de visitantes únicos em agosto, um salto de 29,4%, de acordo com a Similarweb

O setor aéreo brasileiro vive um momento de retomada consistente, não nos céus, mas também no ambiente digital. Dados da Anac e da Similarweb revelam que o crescimento de passageiros acompanha uma expansão expressiva da audiência on-line em sites e aplicativos de companhias aéreas e comparadores de preços.

De janeiro a julho de 2025, por exemplo, 57 milhões de passageiros domésticos embarcaram no País, alta de 8% em relação ao mesmo período de 2024, segundo a Anac. Paralelamente, sites de passagens aéreas registraram 28,18 milhões de visitantes únicos em agosto, um salto de 29,4%, de acordo com a Similarweb.

No ambiente digital, a Latam reforçou sua posição de liderança, com 27,1% de market share, um avanço de 2,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Gol e Azul perderam participação, enquanto o Skyscanner cresceu de forma relevante, consolidando-se como o principal comparador de preços (+1,56 p.p).

Já nos aplicativos, o cenário é de queda em downloads (-12,2%), mas crescimento na base ativa de usuários (+13,9%) entre janeiro e julho. A Gol obteve o maior avanço em usuários ativos mensais no iOS (+67%), enquanto a Azul lidera em satisfação, com nota 4,89 nas lojas de aplicativos. As diferenças entre Android e iOS, porém, continuam marcantes em performance e retenção.

E a demanda por passagens também se reflete nas buscas on-line: só em agosto, foram 2,2 milhões de pesquisas por “passagens aéreas”, mas 62% delas não geraram cliques, caracterizando o fenômeno das “zero-click searches”. Entre os sites mais acessados a partir das buscas, Decolar, Skyscanner e Latam lideraram o tráfego.

Outro dado relevante, segundo a Similarweb: 66,5% das buscas têm intenção transacional, ou seja, o consumidor já está pronto para comprar.

Desafios e oportunidades

Com o avanço de OTAs e comparadores digitais, as companhias aéreas enfrentam o desafio de reter tráfego qualificado e otimizar a jornada do usuário, especialmente no mobile, que concentra 78% das buscas. A taxa média de rejeição gira em torno de 40%, indicando espaço para melhorar a experiência, integrar canais e aumentar a conversão.

Segundo a Similarweb, compreender o comportamento digital é essencial para que o setor aéreo continue crescendo de forma sustentável. “Hoje é possível identificar onde as empresas estão perdendo share digital, antecipar movimentos da concorrência e transformar dados em ROI real”, informou a companhia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4053 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.