Gol promete rever regra que proíbe remarcação após o primeiro embarque; entenda
Companhia aérea também revisou benefícios e serviços incluídos em cada família tarifária

A Gol Linhas Aéreas implementou novas regras em suas famílias tarifárias para bilhetes emitidos a partir de 14 de outubro de 2025. Entre as principais mudanças, está a impossibilidade de remarcar ou solicitar reembolso após o embarque no voo original, medida que vale para todas as tarifas, tanto em rotas nacionais quanto internacionais.
Com as novas regras, os clientes ficam impossibilitados, por exemplo, de mudar o voo de volta. Ou seja, em outras palavras, a companhia só passa a permitir troca de voos antes da primeira perna (de ida). Se o cliente quiser mudar a volta, após já ter embarcado no primeiro voo, só comprando outra passagem.
De acordo com a companhia, em comunicado aos agentes de viagens, os bilhetes não poderão mais ser deixados em “status aberto (OPEN)”, sendo necessário realizar qualquer alteração antes da data de embarque. As taxas de embarque poderão ser reutilizadas nas remarcações feitas previamente, e as condições especiais permanecem válidas para acordos corporativos e o programa VoeBiz.
A principal alteração é que não será mais permitido remarcar ou solicitar reembolso após o voo original, o que é diferente das regras conhecidas até então. Geralmente, paga-se a diferença de tarifa ou até mesmo a taxa de remarcação, dependendo de cada categoria, independente do primeiro voo ser ou não realizado.
O Portal PANROTAS apurou ainda que a companhia aérea já está trabalhando para reverter esta política e que promete divulgar um comunicado em breve sobre as mudanças. A expectativa do mercado, especialmente os consolidadores, bastante afetados com a decisão da Gol, é de que tudo volte como era antes.
Revisão de benefícios e serviços de cada classe tarifária
Além das regras de remarcação, a Gol também revisou benefícios e serviços incluídos em cada família tarifária. As novas regras, segundo a companhia aérea, também ajustam outros benefícios, como a atribuição automática de assentos, a possibilidade de antecipar o voo uma vez por bilhete, e o acesso ao Lounge Gol Smiles em Guarulhos e no Galeão, conforme a categoria tarifária.
- ASSENTOS - Passam a ser atribuídos automaticamente e de forma aleatória nas tarifas mais econômicas. A escolha antecipada de assento estará disponível mediante pagamento de taxa, exceto em tarifas que incluam essa opção gratuitamente.
- ACESSO AO LOUNGE GOL SMILES - Segue disponível para passageiros embarcando pelos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), conforme as regras do programa.
- SERVIÇO DE BORDO - Gratuito em voos com duração superior a uma hora, exceto na ponte aérea Rio-São Paulo.
- ANTECIPAÇÃO DE VOO - Permitida apenas uma vez por bilhete, no mesmo dia da viagem, sujeita à disponibilidade.