Grupo Abra anuncia chegada de até sete A330neo e aquisição de mais 50 A320neo
Holding de Avianca e Gol anuncia plano robusto de frota e reforça estratégia de expansão internacional

O Grupo Abra, holding das companhias Gol e Avianca, acaba de anunciar um ambicioso plano de fortalecimento de sua frota com a incorporação de até sete aeronaves widebody Airbus A330neo e exercício de compra de 50 opções adicionais do modelo A320neo, que se somam às 88 já contratadas.
Com as novas adições, o Grupo Abra passa a ter 138 aeronaves A320neo encomendadas, com entregas previstas até 2032. A primeira delas, equipada com a moderna cabine Airspace, será entregue ainda neste ano à Avianca. Além dos pedidos junto à Airbus, o Grupo mantém uma encomenda de 96 aeronaves Boeing 737 MAX, com entregas até 2030, totalizando 234 aviões narrowbody programados para os próximos anos.
Como parte de sua estratégia de expansão em rotas de médio e longo curso, o grupo assinou acordos para a incorporação de até sete A330neo, que poderão ser operados por suas companhias conforme a demanda e as condições de mercado.
“Este anúncio confirma que seguimos realizando os investimentos necessários alinhados ao nosso compromisso de proporcionar cada vez mais acesso ao transporte aéreo a milhões de pessoas, consolidando-nos como um dos grupos de aviação mais relevantes e competitivos da América Latina”
CEO do Grupo Abra, Adrian Neuhauser

O executivo destacou que a nova encomenda de A320neo “garante as necessidades de renovação e crescimento da frota narrowbody” e reforça a estratégia de conectar a América Latina entre si e com o mundo.
O vice-presidente executivo de Vendas da Airbus, Benoît de Saint-Exupéry, celebrou a ampliação da parceria. “Temos orgulho de que o Grupo Abra tenha escolhido as aeronaves emblemáticas da Airbus — A350, A330neo e A320neo — como pilares de sua estratégia de expansão. A combinação desses modelos reforça nossa cooperação estratégica e oferece aos passageiros uma experiência de voo incomparável.”
As aeronaves podem ser operadas por qualquer companhia do Grupo Abra, com a titularidade e custo financeiro das mesmas sendo arcado pelo respectivo operador. A alocação da frota será definida com base em necessidades operacionais e financeiras, oportunidades de negócios e a situação operacional e financeira de cada companhia.
Os novos contratos se somam ao pedido feito em 2024 de cinco Airbus A350-900, que serão integrados à frota do Grupo nos próximos anos. Com isso, a Abra amplia ainda mais sua flexibilidade operacional entre aeronaves narrowbody e widebody, otimizando custos e ampliando sua malha de rotas internacionais.