Filip Calixto   |   29/10/2025 16:44

Grupo Abra apresenta resultados em sustentabilidade e cobra apoio político

Grupo que controla Gol, Avianca e Wamos Air reporta queda de 15% na intensidade de emissões


Divulgação
Abra reduz a intensidade das emissões em cerca de 15% em cinco anos por meio de maior eficiência operacional, ao mesmo tempo em que expande sua base de passageiros para níveis recordes, incluindo mais passageiros que voam pela primeira vez
Abra reduz a intensidade das emissões em cerca de 15% em cinco anos por meio de maior eficiência operacional, ao mesmo tempo em que expande sua base de passageiros para níveis recordes, incluindo mais passageiros que voam pela primeira vez

O Grupo Abra divulgou novos dados sobre o desempenho ambiental de suas operações na América Latina e defendeu maior apoio de governos e do setor para o avanço da aviação sustentável na região.

A holding, que controla as companhias aéreas Gol, Avianca e Wamos Air, informou que reduziu em cerca de 15% a intensidade de emissões nos últimos cinco anos, ao mesmo tempo em que ampliou o número de passageiros transportados. Segundo a empresa, o resultado foi alcançado por meio de medidas de eficiência operacional e de investimentos em modernização de frota.

O presidente do Grupo Abra, Adrian Neuhauser, afirmou que a meta é tornar os voos na América Latina mais eficientes e acessíveis. "Estamos provando que sustentabilidade é resultado de uma gestão eficiente e inclusiva", disse.

A diretora de Responsabilidade Corporativa, Maria Del Mar Whittaker, destacou a importância de políticas públicas para aprimorar a infraestrutura aeroportuária e o controle de tráfego aéreo, o que permitiria, segundo ela, reduções de emissões a custos menores.

Entre 2023 e 2024, o grupo investiu cerca de US$ 425 milhões em aeronaves de nova geração, que consomem até 25% menos combustível e emitem menos CO2 do que os modelos anteriores. A Avianca e a Gol registraram juntas uma redução de 14,6% na intensidade de emissões, alcançando 68 gCO2 por assento-quilômetro disponível (ASK) em 2024.

De acordo com a companhia, as empresas do grupo consomem entre 12% e 20% menos combustível que outras operadoras que atuam em condições semelhantes na região. A Wamos Air, que opera sob o modelo wet lease, utiliza exclusivamente aeronaves Airbus A330 em rotas de longa distância.

No ano passado, a Abra transportou 68 milhões de passageiros, dos quais 11,5% voaram pela primeira vez. A empresa também mantém parcerias com organizações ambientais na Amazônia e nas Ilhas Galápagos para o transporte de materiais recicláveis e apoio à conservação local.

O grupo ainda desenvolve programas sociais, como o Banco de Millas e o Instituto Gol, que direcionam doações de milhas e recursos financeiros para projetos comunitários. As iniciativas beneficiam aproximadamente 200 mil pessoas por ano.

A Abra participou recentemente do lançamento do Roteiro para a Redução das Emissões da Aviação, promovido pela Associação de Transporte Aéreo da América Latina e do Caribe (ALTA). A empresa defende que a descarbonização do setor na região deve considerar os níveis de desenvolvimento econômico dos países e envolver cooperação entre companhias, governos e entidades do setor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7344 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes