Kalitta Air inicia operações cargueiras regulares no Brasil em outubro
Operações partem de Miami e chegam a Viracopos aos sábados

A companhia norte-americana Kalitta Air deve iniciar nesta semana voos regulares de carga entre os Estados Unidos e o Brasil. A informação foi antecipada pelo portal Aeroin, com informações do sistema de voos aprovados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A empresa havia recebido autorização da Anac em 21 de agosto de 2025, por meio da Portaria nº 17.716. Segundo a Agência, a liberação ocorreu após a transportadora cumprir todas as exigências regulatórias, incluindo comprovação de capacidade operacional e adequação às normas de segurança.
De acordo com o Aeroin, o primeiro voo regular está previsto para sábado, 4 de outubro. A operação terá origem no Aeroporto Internacional de Miami, com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
O trecho será realizado com aeronaves Boeing 777F, diferentes dos Boeings 747-400F utilizados anteriormente pela empresa em voos fretados para o Brasil. A primeira operação, identificada como CKS-0271, tem partida programada de Miami às 20h45 de sexta-feira, chegando a Viracopos às 5h do sábado. O retorno, CKS-0272, decolará de Campinas às 7h, seguindo para Santiago, no Chile, e depois para Miami.
As operações no aeroporto de Campinas ocorrerão sempre aos sábados, nos horários informados, com possibilidade de alterações.
A Kalitta Air mantém atualmente uma frota de 30 aeronaves cargueiras, composta por 22 Boeing 747-400F e 8 Boeing 777F. No último dia 15 de setembro, a companhia recebeu a primeira unidade mundial do Boeing 777-300ER convertido para cargueiro. O modelo poderá ser empregado futuramente também nas operações para o Brasil.