Latam Airlines encerrará rota entre Lima e Havana em 2026
Decisão se deve à inviabilidade financeira da rota e à nova tarifa de transferência que encarece operação

A Latam Airlines anunciou que encerrará de forma definitiva sua rota entre o Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, e Havana, em Cuba. A última operação está programada para o dia 10 de março de 2026, marcando o fim de um serviço que, em pouco menos de dois anos, transportou aproximadamente 110 mil passageiros.
De acordo com comunicado divulgado pela companhia, em resposta à imprensa peruana, a decisão foi motivada pela "inviabilidade financeira da rota", agravada pela nova cobrança da Tarifa Unificada de Uso de Aeroporto (TUUA) de Transferência, que será implementada pela concessionária Lima Airport Partners (LAP) a partir do fim de outubro. Segundo a Latam, o novo custo impactará diretamente operações que dependem de passageiros em conexão internacional.
Atualmente, a Latam opera três voos semanais entre as duas capitais. Com a suspensão, passageiros vindos de mercados importantes para o turismo cubano – como Chile, Argentina, Brasil e Uruguai – deverão ter o Aeroporto de Tocumen, no Panamá, como principal alternativa de conexão para chegar à ilha.
A aérea informou que está entrando em contato com clientes que possuem reservas após a data de encerramento para oferecer alternativas. Os passageiros poderão antecipar suas viagens, solicitar reembolso integral ou ser reacomodados em voos de outras companhias aéreas, de acordo com a disponibilidade e preferência.