Gol e Latam esclarecem que tarifas sem mala de mão criam mais opções para clientes
Companhias lançaram a tarifa Basic, que não dá direito a mala de mão em algumas rotas internacionais

A Gol Linhas Aéreas lançou, no último dia 14 de outubro, a sua nova tarifa Basic para certos voos internacionais. A nova tarifa, que não dá direito a mala de mão (apenas item pessoal como bolsa e mochila), é mesma já praticada pela Latam Airlines, que lançou esta novidade em outubro do ano passado também para voos internacionais.
A "novidade" acabou chamando a atenção da Câmara dos Deputados, do presidente Hugo Motta, que classificou como um “abuso” a possibilidade de cobrança de passageiros pela mala de mão em voos comerciais e afirmou que a Câmara “não vai aceitar esse abuso”. Tanto é que um Projeto de Lei deve ser votado com urgência para criar, segundo a própria Câmara, soluções para este assunto..
O diretor de Vendas da Gol, Danillo Barbizan, já detalhou a nova tarifa sem mala de mão ao Portal PANROTAS. Segundo ele, a nova tarifa cria benefícios tanto para o agente de viagens, que ganha mais um argumento na venda, como para os clientes, que ganham mais opções e benefícios na hora de escolher a classe tarifária que melhor condiz com seus interesses de viagens.
É bom frisar que Gol e Latam só praticam esta tarifa que não dá direito a mala de mão em algumas rotas internacionais, com foco principalmente no Cone Sul, que recebe brasileiros em viagens mais curtas e, consequentemente, com menos malas. Ambas descartam a mesma tarifa em voos domésticos. Ou seja, a bagagem de mão + item pessoal seguem sendo embarcados normalmente em voos dentro do Brasil.
Procuramos Gol e Latam a respeito desta possível decisão da Câmara dos Deputados via Projeto de Lei. Em nota, O Grupo Latam reforçou que a tarifa Basic está disponível somente para rotas internacionais para alguns destinos na América do Sul e que trata-se de uma opção de compra mais econômica, ideal para passageiros que viajam com pouca bagagem. Ou seja, não está disponível para voos domésticos.
A Gol, por sua vez, embora já tenha detalhado vantagens da nova tarifa ao Portal PANROTAS através do seu diretor Danillo Barbizan, ainda não retornou à solicitação enviada hoje pela nossa reportagem a respeito da manifestação do presidente da Câmara dos Deputados. Atualizaremos a matéria assim que recebermos.
Nota da Latam Airlines na íntegra
"Desde outubro de 2024, a LATAM passou a contar com uma classe tarifária denominada Basic para rotas internacionais para alguns destinos na América do Sul. Essa tarifa, vale ressaltar, já existe em outros países onde a LATAM opera, sendo uma opção de compra mais econômica, ideal para passageiros que viajam com pouca bagagem.
A tarifa permite que os passageiros levem um item pessoal de até 10 kg, que deve ser alocado sob o assento dianteiro à frente, com dimensões máximas de 45 cm de altura, 35 cm de comprimento e 20 cm de largura.
Os passageiros que tenham a necessidade de levar mais bagagem nessas rotas continuarão podendo contar com as demais classes tarifárias já existentes na LATAM: as tarifas Light e Full, que oferecem diferentes comodidades.
Para os voos domésticos operados no Brasil e nas demais rotas de longo curso da companhia a partir de aeroportos brasileiros, as tarifas disponíveis continuarão sendo a Light, Standard, Full, Premium Economy e, a depender da rota, a Premium Business Full, todas incluindo ao menos um item pessoal de até 10kg e uma mala pequena pesando entre 12 kg e 16 kg a depender da tarifa, além de demais opções de comodidades.
Por fim, a LATAM reforça que todas as tarifas comercializadas pela companhia no Brasil, independentemente do destino ou distância, autorizam o passageiro a transportar gratuitamente na cabine 10kg de bagagem.
Informações mais detalhadas sobre as diferentes tarifas da LATAM encontram-se disponíveis no site: Tarifas passagens | LATAM Airlines".