Pedro Menezes   |   30/10/2025 11:01
Atualizada em 30/10/2025 12:37

Latam e Delta reúnem lideranças e comemoram 3 anos de Joint Venture; veja números

Companhias inauguraram oito rotas, operaram mais de 62 mil voos e somaram 14,5 milhões de passageiros


PANROTAS / Emerson Souza
Martin Holdschmidt, da Latam, Diego Ospina, da Delta, Cristian Ortiz, Ramiro Alfonsín, Aline Mafra, da Latam, Steve Sear, da Delta, Tomas Covarrubias, da Latam, e Bob Somers, Luciano Macagno e Ricardo de Oliveira, da Delta
Martin Holdschmidt, da Latam, Diego Ospina, da Delta, Cristian Ortiz, Ramiro Alfonsín, Aline Mafra, da Latam, Steve Sear, da Delta, Tomas Covarrubias, da Latam, e Bob Somers, Luciano Macagno e Ricardo de Oliveira, da Delta

"De vento em popa", ou melhor, "de vento em asas". É assim que Delta e Latam classificam o sucesso dos três anos de joint venture na América do Sul, acordo que começou lá em 2022 e já se tornou responsável, desde então, por um aumento de 88% na capacidade combinada.

Em três anos de acordo, comemorados agora em outubro, as companhias inauguraram oito novas rotas, operaram mais de 62 mil voos e somaram 14,5 milhões de passageiros transportados entre a América do Norte (EUA e Canadá) e a América do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai).

PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo de Oliveira, gerente regional de Vendas da Delta no Brasil, e Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Ricardo de Oliveira, gerente regional de Vendas da Delta no Brasil, e Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil

Entre os principais marcos do terceiro ano do acordo estão a incorporação da Argentina à cobertura da Joint Venture para viagens aos Estados Unidos e Canadá e o anúncio de novas rotas, como Buenos Aires–Miami, Guayaquil–Nova York e Lima–Salt Lake City, sem falar nas rotas Guarulhos-Los Angeles e Rio-Nova York.

E para comemorar todos estes avanços, bem como anunciar as últimas têndencias desta parceria, Delta e Latam reúnem, nesta quinta-feira (30), no Palácio Tangará, em São Paulo, altas lideranças para contar aos convidados do trade os avanços e tendências de sua joint venture (JV) no Insights 2025.

PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo de Oliveira, gerente regional de Vendas da Delta no Brasil
Ricardo de Oliveira, gerente regional de Vendas da Delta no Brasil

Logo na abertura do evento, Ricardo de Oliveira, gerente regional de Vendas da Delta no Brasil, e Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, destacaram o desempenho da JV no Brasil e como a parceria tem sido fundamental para ampliar a conectividade regional para ambas as companhias.

“Este é um momento extremamente especial, pois estamos comemorando três anos da nossa joint venture. E nada melhor do que celebrar essa parceria ao lado dos nossos principais parceiros — operadores, consolidadores, B2B e corporativos — que fazem parte dessa trajetória de sucesso", disse Ricardo de Oliveira.

PANROTAS / Emerson Souza
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil

“Unimos forças para chegar à Costa Oeste dos Estados Unidos e, um mês depois, lançamos o voo GRU–LAX. O que naquele momento me parecia incrível, hoje vejo claramente que era apenas um aperitivo do verdadeiro banquete que essa joint venture se tornaria. Minha grande aspiração, lá atrás, era humilde e pequena diante do que conquistamos juntos", complementou Aline Mafra.

Luciano Macagno vem ao Brasil e faz balanço da JV

PANROTAS / Emerson Souza
Luciano Macagno, diretor geral para América Latina, Caribe e Sul da Flórida da Delta Air Lines
Luciano Macagno, diretor geral para América Latina, Caribe e Sul da Flórida da Delta Air Lines

Logo depois, Luciano Macagno, diretor geral para América Latina, Caribe e Sul da Flórida da Delta Air Lines, fez um balanço completo do que foi conquistado até aqui, com destaque, claro, para o crescimento exponencial, o lançamento de novas rotas, bem como o avanço de benefícios para seus clientes, com destaque para o mercado corporativo. E segundo ele, tem muito mais a ser feito.

“Estamos celebrando três anos de uma parceria sólida entre Latam e Delta, construída sobre uma base simples: escutar e executar. Ao longo desse período, tudo o que conquistamos veio do feedback de nossos parceiros, com quem temos desenvolvido este grande negócio em conjunto. Em apenas três anos, dobramos nossa malha aérea dentro da joint venture, alcançando milhões de quilômetros voados, milhões de clientes transportados e 30 rotas conjuntas, o dobro do que tínhamos no início. Estamos construindo algo para durar muitos e muitos anos"

Luciano Macagno, diretor geral para América Latina, Caribe e Sul da Flórida da Delta Air Lines

O diretor geral destaca o motivo de orgulho de ter criado a opção número um para viagens entre os Estados Unidos e a América do Sul com a joint venture. E segundo ele, o Brasil é o hub mais importante do acordo, com praticamente o dobro de quantidade de assentos e novas rotas lançadas desde 2022.

PANROTAS / Emerson Souza
Luciano Macagno, diretor geral para América Latina, Caribe e Sul da Flórida da Delta Air Lines
Luciano Macagno, diretor geral para América Latina, Caribe e Sul da Flórida da Delta Air Lines

"É o caso de Galeão–Nova York (GIG–JFK) e Guarulhos–Los Angeles (GRU–LAX), que somadas ás outras rotas traduzem um crescimento de 88% de capacidade. Trouxemos ainda benefícios exclusivos, como escolha de assentos e embarque prioritário, além da prioridade corporativa para clientes empresariais, garantindo vantagens e suporte em qualquer eventualidade", disse Luciano Macagno.

O executivo ainda destacou a construção contínua da experiência premium a bordo, com operações conjuntas nos principais hubs (em Los Angeles, a partir de 2026), além de novas salas vips, wi-fi de alta velocidade e no incremento da Premium Business, novidade recente da Latam. "Tudo isso reflete um propósito comum: que estamos construindo o futuro promissor do nosso negócio, juntos", finalizou ele.

Números dos três anos de Joint Venture Delta-Latam

  • Aumento de 88% de capacidade
  • 62.513 voos operados
  • 15,7 milhões de assentos ofertados
  • 59,3 bilhões de assentos por milha disponível (ASM)
  • 14,5 milhões de passageiros transportados
  • 337 milhões de quilômetros viajados
  • 30 rotas conjuntas

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4254 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.