Karina Cedeño   |   01/12/2025 08:58

Aeroporto de Salvador será o primeiro do Brasil a abastecer voos comerciais com SAF

Operação já começa neste mês de novembro e será realizada até dezembro de 2026


Danilo Lima
Ernesto Pousada, CEO da Vibra, Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, e Julio Ribas, CEO da Vinci Airports no Brasil
Ernesto Pousada, CEO da Vibra, Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, e Julio Ribas, CEO da Vinci Airports no Brasil

O Aeroporto Internacional de Salvador será o primeiro do Brasil a realizar voos comerciais abastecidos com Combustível Sustentável de Aviação (SAF – Sustainable Aviation Fuel).

A operação, que já começa neste mês de novembro e será realizada até dezembro de 2026, é resultado de uma ação liderada pelo Governo do Estado da Bahia em parceria com a Vibra.

Como será a operação com o SAF

O SAF será utilizado em dois voos diários partindo de Salvador, um da Gol e outro da Latam. No Aeroporto de Salvador, será utilizada uma mistura composta por 10% de SAF puro e 90% de combustível fóssil, que permitirá aos passageiros embarcarem em voos com menos emissões de CO2.

Esse é o maior blend com SAF puro já utilizado em abastecimentos na aviação brasileira. O SAF puro (100% SAF) importado pela Vibra é o único atualmente disponível no Brasil e foi fabricado na Ásia a partir de óleo de cozinha usado (UCO – Used Cooking Oil), uma das matérias-primas de menor intensidade de carbono por se tratar de um resíduo.

Produzido a partir de fontes renováveis, o combustível reduz em cerca de 80% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao querosene de aviação convencional. O uso do SAF em Salvador contribuirá para a redução das emissões de carbono nos voos abastecidos pela Vibra.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, lembra que a Bahia já é um dos Estados mais avançados do País em tecnologias verdes, em especial nos segmentos automotivo, de energias renováveis e o de novas indústrias.

“A Bahia tem feito grandes avanços na produção de energia limpa e na construção de um futuro mais sustentável, com desenvolvimento e justiça social caminhando juntos. Deixamos claro, ao participarmos da COP30, que o governo baiano está alinhado com o posicionamento do Brasil quanto à responsabilidade de todos diante da crise climática”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Ernesto Pousada, CEO da Vibra, expressou sua satisfação com o projeto: “A maior transformação energética do Brasil hoje está acontecendo através dos combustíveis líquidos renováveis. Ser a primeira empresa a comercializar SAF no Brasil não foi coincidência. Foi decisão estratégica e coragem de antecipar o futuro. Esta parceria com o Estado da Bahia nos enche de orgulho e reforça o compromisso da Vibra com a descarbonização.”

“O SAF é hoje a ferramenta mais eficaz para reduzir emissões na aviação comercial. Poder oferecer voos abastecidos com esse combustível em Salvador, de forma contínua, coloca a Bahia na linha de frente da transição energética e reforça nosso compromisso em transformar as jornadas dos passageiros com soluções cada vez mais sustentáveis”

CEO da Vinci Airports no Brasil (que opera o Salvador Bahia Airport), Julio Ribas

Importação de SAF em escala comercial

A Vibra foi a primeira a importar SAF em escala comercial e a disponibilizar o produto no mercado nacional. Com rastreabilidade total e conformidade com critérios internacionais de sustentabilidade, a operação de e armazenamento foi centralizada em sua base no Galeão, que possui a certificação ISCC EU e ISCC CORSIA, de onde o produto partiu para a capital baiana.

O SAF é fornecido pela BR Aviation, unidade de negócios da Vibra responsável pelos serviços de abastecimento de aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros, e tem potencial de reduzir até 80% das emissões de gases de efeito estufa.

O Salvador Bahia Airport, por sua vez, destaca também o fato de ser o primeiro aeroporto das Américas a alcançar o nível máximo do Airport Carbon Accreditation (ACA 5). Esse reconhecimento global atesta que o terminal possui práticas avançadas de gestão e redução de emissões de carbono, alinhadas às metas internacionais de descarbonização.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7704 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.