Governo avança em tratativas para ter voos da Emirates no Nordeste
Ideia é descentralizar a entrada de turistas no Brasil, segundo Ministério de Portos e Aeroportos

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) está em missão oficial em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A visita, que reuniu autoridades e grandes agentes globais de logística entre os dias 18 e 21 de novembro, serviu para reafirmar o Brasil como um destino seguro para o capital estrangeiro.
Na ocasião, a ampliação do Turismo e das rotas comerciais foi pauta central da missão ao país dos Emirados Árabes Unidos. Em reunião com o presidente da Emirates Airlines, Tim Clark, o governo brasileiro avançou nas tratativas para levar voos da companhia para a região Nordeste. A ideia é descentralizar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil.
Já a agenda de sustentabilidade permeou os encontros com representantes locais, como a Autoridade Geral de Aviação Civil da Arábia Saudita e a Dnata. Foram discutidos investimentos na produção de combustível sustentável de aviação (SAF) no Brasil e cooperação técnica para o desenvolvimento de eVTOLs (os "carros voadores"), posicionando o Brasil na vanguarda da descarbonização do setor.
A missão também reforçou laços institucionais voltados à segurança. O ministro se reuniu com o presidente da Interpol, major-general Ahmed Naser Al-Raisi, para debater a proteção do espaço aéreo e de rotas logísticas, uma pauta prioritária para garantir a integridade das operações de comércio exterior brasileiras.
“Viemos mostrar que o Brasil é um parceiro seguro, previsível e aberto a investimentos que gerem desenvolvimento. O saldo desta missão é a prova de que o mercado internacional confia no atual momento do país, seja aportando recursos na nossa infraestrutura portuária, seja comprando a tecnologia da nossa indústria aeronáutica”
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho