Programas de fidelidade faturam R$ 5,8 milhões no segundo trimestre de 2025
Resgate de pontos, por sua vez, chegou aos 216,2 bilhões de pontos, avanço de 16,8%

As empresas de fidelidade ampliaram seu faturamento em 13,3% no segundo trimestre de 2025, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), alcançando um total de R$ 5,8 milhões. No mesmo período, os pontos/milhas acumulados por consumidores brasileiros somaram 245,3 bilhões, representando um crescimento de 17,8%, também na comparação anual.
O resgate (troca do saldo acumulado por produtos e serviços), por sua vez, chegou aos 216,2 bilhões de pontos, avanço de 16,8% em relação ao mesmo período de 2024. O destino principal desse saldo acumulado continua sendo as passagens aéreas, para onde foram 74,8% das milhas resgatadas.
Além disso, os dados mostram que os participantes realizaram mais de 12 milhões de transações em seus programas de fidelidade no 2T25, um aumento de 9,5% sobre o 2T24.
“É um setor que só tende a crescer, à medida que, por um lado, mais e mais companhias aderem às estratégias de fidelização e, por outro, os consumidores aprendem a usar mais e melhor esses programas em seu cotidiano”
Paulo Curro, diretor executivo da Abemf
O aprendizado na utilização dos programas de fidelidade também pode ser mensurado pelo indicador de breakage, que considera os pontos/milhas que os participantes deixam expirar. No segundo trimestre deste ano, a taxa ficou em 12%, o menor percentual dos últimos cinco anos. “Isso significa que os consumidores estão, de fato, usando mais seus pontos/milhas acumulados”, explica o diretor da associação.