Uma nova Iberia: Raphael de Lucca fala sobre planos e pilares de sua gestão no Brasil
Country manager da aérea no País fortalece a ligação com os agentes de viagens e o mercado corporativo

A Iberia fechará o ano de 2025 com mais de 590 mil assentos no Brasil (27% acima de 2024) e crescerá ainda mais em 2026. A aposta da companhia aérea espanhola no mercado brasileiro é forte, contínua e a chegada do country manager no Brasil, Raphael de Lucca, há três meses no cargo, só torna ainda mais robusta a ligação com o trade.
“Em 2025 a Iberia já tem a maior oferta de sua história no Brasil e, em 2026, superará esse recorde, porque ainda terá um aumento de capacidade ano sobre ano, principalmente no primeiro semestre, para São Paulo e Rio de Janeiro. E temos os novos voos para Recife, em 13 de dezembro deste ano, e Fortaleza, em 19 de janeiro do próximo”, comenta o executivo.
O foco agora é tornar os voos para o Rio diários, além de entrar com força no mercado do Nordeste. "A gente sabe que nessa região muitas companhias aéreas acabam operando voos sazonais e não é o caso da Iberia, que vem com o propósito de ser um voo regular”, ressalta o country manager da Iberia no Brasil.
Outro destaque é que a Iberia será a primeira companhia aérea a voar com o Airbus XLR, aeronave que dará, segundo Raphael, uma dinâmica muito versátil para a empresa. “Já testamos muito bem esse avião e o operamos em Boston e Chicago (EUA), mercados tradicionalmente mais corporativos, mas que o aceitaram muito bem, ou seja, é certeza de sucesso lá no Nordeste”.
Pilares da gestão de Raphael de Lucca na Iberia
A chegada do novo country manager no Brasil condiz com o bom momento da aérea no País. E quais serão os pilares de sua gestão?
Proximidade com o agente de viagens
“Irei aproveitar essa característica que eu tenho, de conexão com o agente viagens, que é fundamental para o crescimento da Iberia no Brasil. Vemos uma mudança no papel desse profissional, que já está acontecendo. O agente deixa aquela imagem de ser só um emissor de passagens para ser, de fato, um consultor. E aí entra o nosso papel como time de vendas, de estar ao lado do agente para que ele venda o melhor produto”, comenta.
Comunicação com a matriz da Iberia
“O meu papel também é fortalecer a relação com a matriz da Iberia, em Madri, por meio de uma comunicação mais institucional, ouvindo quais são as necessidades do mercado brasileiro, não só do ponto de vista comercial, mas também de vários outros departamentos, financeiro, administrativo, talvez até apoiar com a parte operacional, de aeroportos, e levar tudo isso para a Espanha, para que a gente possa adaptar melhor esse crescimento da Iberia a longo prazo aqui no País".
Corporativo como peça-chave para a Iberia
O segmento de viagens corporativas é de suma importância para a companhia aérea, segundo de Lucca. “É importante lembrar que a Espanha é hoje o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil, e perde só para os Estados Unidos. Isso reforça um laço muito importante entre ambos os países. E aí, claro, o corporativo é a peça-chave. Recentemente, anunciamos o nosso acordo com a Starlink, então até o ano que vem a gente vai ter internet de alta velocidade em todos os nossos voos gratuitamente, o que vai permitir com que o passageiro corporativo possa trabalhar a bordo".
"Temos também o nosso programa de milhas, que oferece muitos benefícios para esse público que repete a viagem. A Iberia tem planos corporativos tanto para as multinacionais, as grandes investidoras, como também um plano muito interessante para as pequenas e médias empresas, que podem emitir por meio do seu agente de viagens", destaca o country manager da Iberia no Brasil.
Uma nova Iberia
A história da Iberia no Brasil é antiga, considerando que a companhia voa para o País há 75 anos. Mas a transportadora vive um novo momento no País e quer mostrar que, sim, vai muito além de uma companhia aérea espanhola.
"A gente relembra muito da nossa história aqui no Brasil, mas já pensando, claro, na reconstrução dela. Porque, como a gente diz, cada dia é o primeiro dia. Então mostramos que uma nova Iberia é uma nova forma de se conectar do Brasil à Espanha e da Espanha à Europa, pois não queremos nos colocar apenas como uma companhia aérea espanhola, mas sim como uma companhia aérea europeia", conclui Raphael de Lucca.