Pedro Menezes   |   12/12/2025 18:35
Atualizada em 12/12/2025 20:14

Avianca anuncia suspensão do NDC e novidade na distribuição de conteúdo

Segundo a companhia, mudança tem como objetivo simplificar processos e facilitar o acesso às informações

Wikicommons
Acesso ao conteúdo NDC por canais indiretos será suspenso
Acesso ao conteúdo NDC por canais indiretos será suspenso

A Avianca anunciou que passará a concentrar toda a distribuição de seu conteúdo para agências de viagens no padrão EDIFACT. Segundo a companhia, a mudança tem como objetivo simplificar processos, facilitar o acesso às informações e avançar para uma estrutura comercial mais ágil e competitiva.

De acordo com Otto Gergye, Chief Commercial Officer da Avianca, a decisão reforça o papel das agências como parceiras estratégicas. Com isso, a partir de 1º de fevereiro de 2026, o acesso ao conteúdo NDC (New Distribution Capability) por canais indiretos por meio do Avianca SYNC será suspenso.

"As agências de viagens são parceiras estratégicas para a Avianca e sabemos que a otimização dos processos, assim como o acesso a todo o conteúdo da companhia aérea, são elementos diferenciais que estamos potencializando ao optar pelo uso do padrão EDIFACT. Continuaremos explorando as opções mais competitivas que permitem oferecer valor agregado aos nossos aliados comerciais, para, assim, trabalharmos de mãos dadas diante dos desafios constantes do setor de viagens aéreas"

Otto Gergye, Chief Commercial Officer da Avianca

A transição implicará um custo adicional por bilhete, destinado a compensar os custos operacionais envolvidos. Ainda assim, serão mantidos o portal das agências e as conexões diretas já existentes.

A empresa afirmou ainda que prestará suporte às agências durante o processo de adaptação, para garantir a implementação adequada do novo modelo, além de destacar que a estratégia comercial busca oferecer opções e eficiência de preços aos clientes, permitindo que escolham a forma como preferem voar.

O EDIFACT é um modelo tradicional de comunicação usado pelos GDSs para distribuir tarifas, classes, regras tarifárias e disponibilidade das companhias aéreas às agências de viagens.

Comunicado da Avianca na íntegra:

"A Avianca informa que concentrará a distribuição de conteúdo para agências de viagem no padrão EDIFACT, com a finalidade de simplificar processos, facilitar o acesso a informações sobre a companhia aérea e avançar para uma estrutura comercial mais eficiente e competitiva.

“As agências de viagem são parceiras estratégicas para a Avianca e sabemos que a otimização dos processos, assim como o acesso a todo o conteúdo da companhia aérea, são elementos diferenciais que estamos potencializando ao optar pelo uso do padrão EDIFACT”, comentou Otto Gergye, Chief Commercial Officer da Avianca. “Continuaremos explorando as opções mais competitivas que permitem oferecer valor agregado aos nossos aliados comerciais, para, assim, trabalharmos de mãos dadas diante dos desafios constantes do setor de viagens aéreas”, complementou Gergye.

Isso significa que, a partir de 1º de fevereiro de 2026, será suspenso o acesso ao conteúdo NDC por terceiros por meio do Avianca SYNC, para centralizar o uso do EDIFACT. Embora essa mudança implique um custo adicional por bilhete para mitigar os custos adicionais correspondentes, serão mantidos o acesso ao portal das agências e as conexões diretas com a Avianca.

A Avianca oferecerá o acompanhamento necessário às agências que necessitarem, para que essa modificação possa ser implementada com sucesso, visando uma oferta competitiva com preços eficientes e um modelo de negócios focado em oferecer opções para que os clientes escolham a forma como preferem voar. A eficácia dessa abordagem está refletida no aumento de 20% de passageiros transportados pela Avianca em 2024 em comparação com 2019, o que representa um total aproximado de 38 milhões, dos quais 16% viajaram pela primeira vez com a companhia aérea (pesquisa NPS)".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4638 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.