Filip Calixto   |   15/12/2025 14:28

Latam abre vagas para pilotos do Embraer E195-E2 com bônus de contratação

Companhia oferece bônus de contratação e prevê admissões a partir de fevereiro de 2026

Divulgação/Latam
Profissionais serão admitidos a partir de fevereiro de 2026 e treinados antes da entrega dos primeiros E195-E2 à Latam Airlines Brasil, prevista para o último trimestre de 2026
Profissionais serão admitidos a partir de fevereiro de 2026 e treinados antes da entrega dos primeiros E195-E2 à Latam Airlines Brasil, prevista para o último trimestre de 2026

A Latam Airlines Brasil abriu nesta segunda-feira (15) inscrições para comandantes e copilotos que irão operar o Embraer E195-E2, aeronave que passará a integrar a frota da companhia a partir do último trimestre de 2026.

As inscrições seguem até 4 de janeiro de 2026, por meio da página Trabalhe Conosco da empresa. Os profissionais aprovados receberão bônus de contratação pagos em parcela única. Já as admissões estão previstas para fevereiro de 2026, com treinamento anterior à entrega dos primeiros aviões.

Principais informações do processo seletivo

  • Cargos: comandante e copiloto do Embraer E195-E2
  • Início das admissões: fevereiro de 2026
  • Entrega das aeronaves: último trimestre de 2026
  • Prazo de inscrição: até 4 de janeiro de 2026
  • Bônus de contratação:
    R$ 160 mil para comandantes
    R$ 80 mil para copilotos

De acordo com a companhia, a incorporação do E195-E2 faz parte da estratégia de ampliação e otimização da malha aérea no Brasil. Em nota, o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, afirmou que o investimento no novo modelo amplia as oportunidades de carreira na empresa.

Emprego e expansão da Latam no Brasil

  • Mais de 22 mil funcionários no país
  • Cerca de 2,3 mil pilotos e 5,2 mil comissários de voo
  • Crescimento de 20% no quadro de tripulantes desde 2023
  • Operações em 59 aeroportos brasileiros, com previsão de chegar a pelo menos 63 em 2026

Requisitos para comandante do E195-E2:

  • Mínimo de 5 mil horas de voo em linhas aéreas regulares
  • Pelo menos 3 mil horas em aeronaves a jato
  • No mínimo 500 horas como piloto em comando
  • ICAO 4 ou superior válido
  • CMA válido e passaporte brasileiro
  • Diferenciais: IFR válido, visto americano (B1/B2) e curso superior completo

Requisitos para copiloto do E195-E2:

  • Mínimo de 500 horas totais de voo
  • Licença de Piloto Comercial de Avião
  • Habilitação IFRA e MLTE ou Tipo
  • ICAO 4 ou superior válido
  • CMA de primeira classe e passaporte brasileiro
  • Diferencial: visto americano (B1/B2) válido

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Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes