Pedro Menezes   |   09/12/2025 12:34

Latam dobra receitas premium, reforça hub em Guarulhos e projeta grandes avanços para 2026

Empresa confirmou que reforçará seus hubs em São Paulo, Lima e Santiago, além de ampliar parcerias globais


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Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam, no Investor Day 2025
Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam, no Investor Day 2025

O Grupo Latam realizou, nesta terça-feira (9), direto da Bolsa de Nova York (EUA), o Investor Day 2025, com intuito de apresentar seus plano de crescimento e visão estratégica para os próximos anos, que combinam pessoas, produto, receitas premium, eficiência de custos, solidez financeira e digitalização.

Segundo a Latam, são fatores que permitem um crescimento rentável e sustentável, além da criação de valor de longo prazo para acionistas, colaboradores e clientes. Tanto é que, com a liderança doméstica no Brasil, Peru, Chile e Colômbia, a empresa reforçará seus hubs em São Paulo (GRU), Lima (LIM) e Santiago (SCL), além de ampliar parcerias globais e abrir novas rotas internacionais de longo curso.

A receita premium, por sua vez, já dobrou desde 2019 e seguirá crescendo com as novas cabines, lounges exclusivos e reforço de frequências em horários corporativos. Hoje, com mais de 370 aeronaves, 85 milhões de passageiros transportados ao ano e operações em mais de 165 destinos, a Latam diz estar “estrategicamente posicionada” para capturar a demanda crescente da região.

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Estamos construindo a Latam do futuro: um grupo cada vez mais digital, eficiente e escalável, apoiado em ativos estratégicos únicos que nos permitem contar com um modelo de negócio sólido, sustentável e de longo prazo. Nossa disciplina financeira e a melhoria contínua de custos são pilares fundamentais para competitividade, junto com o foco permanente em elevar a experiência dos clientes. Temos um propósito claro, impulsionado por equipes apaixonadas e profundamente comprometidas com o serviço aos clientes, com nossos colaboradores e com a contribuição concreta para o desenvolvimento das comunidades onde o grupo opera”

Roberto Alvo, CEO do Latam Airlines Group
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Imagem revela que as afiliadas da Latam dominam quatro dos cinco mercados domésticos na América do Sul
Imagem revela que as afiliadas da Latam dominam quatro dos cinco mercados domésticos na América do Sul

Para “estrategicamente posicionada”, a companhia está realizando investimentos estratégicos para melhorar a experiência do passageiro, incluindo a renovação de suas cabines (Business, Premium Economy e Economy), além da ampliação de serviços como lounges e Wi-Fi a bordo. Como parte essencial dessa estratégia, o grupo lançará a nova classe Premium Comfort em 2027, além de seguir fortalecendo seu programa Latam Pass.

Pilares do Grupo Latam

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Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam
Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam

Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam, lembrou que a empresa registra números fortes e grande evolução no mercado nos últimos três anos. "E fazemos isso com o melhor produto para todos, desde o básico até o premium, em que conectamos todas as Américas. E precisamos executar o melhor sempre, todos os dias, com experiências cada vez mais aprimoradas aos passageiros", disse ele.

“Estamos transformando a organização da companhia. Essa transformação é baseada em cinco pilares que nos permitem crescer mais rápido, com investimentos contínuos em produto e tecnologia. O cliente percebe que o time cuida dele, que a experiência é positiva, que o assento é confortável e que tudo funciona - e é por isso que ele volta. Essa é a nossa prioridade. Hoje temos 30% do market share dos voos para, de e dentro da América do Sul, um avanço em relação aos 27% que tínhamos em 2019 (para efeito de comparação, a Emirates detém 24% no Oriente Médio e a United conta com 15% na América do Norte)"

Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam
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Pilares do Grupo Latam
Pilares do Grupo Latam

Cinco pilares que transformam o Grupo Latam, baseados em Digital, Confiabilidade, Cuidado e Escolha:

  1. FOCO EM EFICIÊNCIA DE CUSTOS - Melhoria contínua de custos como motor de competitividade sustentável.
  2. RECEITAS PREMIUM - Impulsionadas pela experiência e por um portfólio de produtos que os clientes realmente valorizam.
  3. ENTREGA DE PRODUTO EXCEPCIONAL - Obsessão por execução e produtos personalizados para todos os clientes, oferecendo mais escolha e uma experiência superior.
  4. TRABALHO COM PROPÓSITO - Cultura apaixonada e comprometida, focada em pessoas, clientes e no meio ambiente.
  5. ESTRUTURA FINANCEIRA - Uma base financeira robusta que permite sustentabilidade de longo prazo.

"Um em cada três passageiros que viajam para/de e dentro da América do Sul escolhe a Latam, o que mostra a força do nosso produto. Hoje, 70% dos nossos clientes são promotores da marca e nos recomendam. Para nós, ser confiável não é apenas um discurso: entregamos consistência nos últimos cinco anos, figurando sempre entre as cinco companhias mais pontuais do mundo. Quando analisamos índices de extravio de bagagem e reclamações, alcançamos nossos melhores resultados, com o menor número de queixas do Brasil. Também somos a companhia aérea mais sustentável das Américas, Europa, Oceania e África"

Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo Latam
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Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo Latam
Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo Latam

Números do Grupo Latam

  • 370+ aeronaves na frota do grupo
  • 85 milhões de passageiros/ano
  • 1 milhão de toneladas de carga
  • 165+ destinos no mundo
  • 40 mil funcionários
  • Receita total: US$ 14,5 bi (+11%)
  • EBITDAR ajustado: US$ 4,1 bi (+30%)
  • Lucro operacional ajustado: US$ 1,3 bi (+37%)
  • Margem EBITDAR: 28,3% (+5 p.p.)
  • Margem operacional ajustada: 16,3% (+4 p.p.)
  • CASK ex-fuel: 4,3 cents (nível competitivo global)
  • Melhora de produtividade: +1 hora de tempo diário de utilização de aeronaves vs. 2019
  • 700 iniciativas anuais de redução de custos
  • NPS operacional: +22 p.p. vs. 2019
  • Assentos premium: crescimento de 39% desde 2019 (23% do total da receita de passageiros)
  • 53 milhões de membros no Latam Pass (35% ativos)
  • Crescimento de capacidade (ASK): 8%–10% para 2026
  • Margem operacional ajustada: 15%–17% para 2026
  • Geração de caixa (free cash flow): >US$ 1,7 bilhão para 2026
  • Liquidez: >US$ 5 bilhões para 2026
  • Alavancagem líquida ajustada: ≤1,4x para 2026

Crescimento rentável focado no Premium

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Receitas do segmento premium mais do que dobraram desde 2019, passando de US$ 1,5 bilhão para US$ 3,3 bilhões em 2025.
Receitas do segmento premium mais do que dobraram desde 2019, passando de US$ 1,5 bilhão para US$ 3,3 bilhões em 2025.

A Latam definiu uma estratégia clara para crescer de maneira rentável, focando em uma rede fortalecida e no aumento de receitas de alta margem. Um pilar essencial desse foco é a proposta de valor dirigida aos passageiros premium, que vem sendo significativamente fortalecida. De fato, as receitas do segmento premium mais do que dobraram desde 2019, passando de US$ 1,5 bilhão para US$ 3,3 bilhões em 2025.

"Esse desempenho se apoia em uma proposta de valor única na região, na qual 100% dos voos contam com assentos premium, e investimentos contínuos vêm sendo feitos para aprimorar ainda mais a experiência de viagem. A satisfação dos clientes premium, medida pelo Net Promoter Score Premium (NPS), alcança 60 pontos, cinco pontos percentuais acima do NPS geral do grupo", informou a companhia.

Investimentos e aspirações financeiras

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Previsão de capacidade, receita e Unit Revenues para o ano de 2025
Previsão de capacidade, receita e Unit Revenues para o ano de 2025

As projeções de investimento líquido de financiamento alcançam US$ 1,5 bilhão em 2025, US$ 1,7 bilhão em 2026 e US$ 1,7 bilhão em 2027. Parte relevante do plano de crescimento está baseada na modernização e expansão da frota, com a previsão de recebimento de 26 aeronaves em 2025, 41 aeronaves em 2026 e 27 aeronaves em 2027, mantendo a idade média da frota igual ou inferior a 12 anos.

A Latam também estabeleceu suas aspirações operacionais e financeiras para 2027. O grupo pretende alcançar um crescimento de capacidade (ASK) no intervalo de dígito médio a alto e manter ou expandir sua margem EBITDA ajustada em comparação com 2026. Esses objetivos se somam à meta de obter um retorno sobre capital investido superior a 20%, além de gerar fluxo de caixa superior a US$ 1,8 bilhão.

Por fim, o grupo buscará manter liquidez entre 21% e 25% das vendas dos últimos doze meses, e um endividamento líquido ajustado abaixo de 2,0x, reforçando sua sólida posição financeira na região. Esses resultados refletem uma operação eficiente e uma base financeira robusta, capazes de sustentar um crescimento rentável nos próximos anos.

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Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.