Latam dobra receitas premium, reforça hub em Guarulhos e projeta grandes avanços para 2026
Empresa confirmou que reforçará seus hubs em São Paulo, Lima e Santiago, além de ampliar parcerias globais

O Grupo Latam realizou, nesta terça-feira (9), direto da Bolsa de Nova York (EUA), o Investor Day 2025, com intuito de apresentar seus plano de crescimento e visão estratégica para os próximos anos, que combinam pessoas, produto, receitas premium, eficiência de custos, solidez financeira e digitalização.
Segundo a Latam, são fatores que permitem um crescimento rentável e sustentável, além da criação de valor de longo prazo para acionistas, colaboradores e clientes. Tanto é que, com a liderança doméstica no Brasil, Peru, Chile e Colômbia, a empresa reforçará seus hubs em São Paulo (GRU), Lima (LIM) e Santiago (SCL), além de ampliar parcerias globais e abrir novas rotas internacionais de longo curso.
A receita premium, por sua vez, já dobrou desde 2019 e seguirá crescendo com as novas cabines, lounges exclusivos e reforço de frequências em horários corporativos. Hoje, com mais de 370 aeronaves, 85 milhões de passageiros transportados ao ano e operações em mais de 165 destinos, a Latam diz estar “estrategicamente posicionada” para capturar a demanda crescente da região.

“Estamos construindo a Latam do futuro: um grupo cada vez mais digital, eficiente e escalável, apoiado em ativos estratégicos únicos que nos permitem contar com um modelo de negócio sólido, sustentável e de longo prazo. Nossa disciplina financeira e a melhoria contínua de custos são pilares fundamentais para competitividade, junto com o foco permanente em elevar a experiência dos clientes. Temos um propósito claro, impulsionado por equipes apaixonadas e profundamente comprometidas com o serviço aos clientes, com nossos colaboradores e com a contribuição concreta para o desenvolvimento das comunidades onde o grupo opera”
Roberto Alvo, CEO do Latam Airlines Group

Para “estrategicamente posicionada”, a companhia está realizando investimentos estratégicos para melhorar a experiência do passageiro, incluindo a renovação de suas cabines (Business, Premium Economy e Economy), além da ampliação de serviços como lounges e Wi-Fi a bordo. Como parte essencial dessa estratégia, o grupo lançará a nova classe Premium Comfort em 2027, além de seguir fortalecendo seu programa Latam Pass.
Pilares do Grupo Latam

Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam, lembrou que a empresa registra números fortes e grande evolução no mercado nos últimos três anos. "E fazemos isso com o melhor produto para todos, desde o básico até o premium, em que conectamos todas as Américas. E precisamos executar o melhor sempre, todos os dias, com experiências cada vez mais aprimoradas aos passageiros", disse ele.
“Estamos transformando a organização da companhia. Essa transformação é baseada em cinco pilares que nos permitem crescer mais rápido, com investimentos contínuos em produto e tecnologia. O cliente percebe que o time cuida dele, que a experiência é positiva, que o assento é confortável e que tudo funciona - e é por isso que ele volta. Essa é a nossa prioridade. Hoje temos 30% do market share dos voos para, de e dentro da América do Sul, um avanço em relação aos 27% que tínhamos em 2019 (para efeito de comparação, a Emirates detém 24% no Oriente Médio e a United conta com 15% na América do Norte)"
Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam

Cinco pilares que transformam o Grupo Latam, baseados em Digital, Confiabilidade, Cuidado e Escolha:
- FOCO EM EFICIÊNCIA DE CUSTOS - Melhoria contínua de custos como motor de competitividade sustentável.
- RECEITAS PREMIUM - Impulsionadas pela experiência e por um portfólio de produtos que os clientes realmente valorizam.
- ENTREGA DE PRODUTO EXCEPCIONAL - Obsessão por execução e produtos personalizados para todos os clientes, oferecendo mais escolha e uma experiência superior.
- TRABALHO COM PROPÓSITO - Cultura apaixonada e comprometida, focada em pessoas, clientes e no meio ambiente.
- ESTRUTURA FINANCEIRA - Uma base financeira robusta que permite sustentabilidade de longo prazo.
"Um em cada três passageiros que viajam para/de e dentro da América do Sul escolhe a Latam, o que mostra a força do nosso produto. Hoje, 70% dos nossos clientes são promotores da marca e nos recomendam. Para nós, ser confiável não é apenas um discurso: entregamos consistência nos últimos cinco anos, figurando sempre entre as cinco companhias mais pontuais do mundo. Quando analisamos índices de extravio de bagagem e reclamações, alcançamos nossos melhores resultados, com o menor número de queixas do Brasil. Também somos a companhia aérea mais sustentável das Américas, Europa, Oceania e África"
Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo Latam

Números do Grupo Latam
- 370+ aeronaves na frota do grupo
- 85 milhões de passageiros/ano
- 1 milhão de toneladas de carga
- 165+ destinos no mundo
- 40 mil funcionários
- Receita total: US$ 14,5 bi (+11%)
- EBITDAR ajustado: US$ 4,1 bi (+30%)
- Lucro operacional ajustado: US$ 1,3 bi (+37%)
- Margem EBITDAR: 28,3% (+5 p.p.)
- Margem operacional ajustada: 16,3% (+4 p.p.)
- CASK ex-fuel: 4,3 cents (nível competitivo global)
- Melhora de produtividade: +1 hora de tempo diário de utilização de aeronaves vs. 2019
- 700 iniciativas anuais de redução de custos
- NPS operacional: +22 p.p. vs. 2019
- Assentos premium: crescimento de 39% desde 2019 (23% do total da receita de passageiros)
- 53 milhões de membros no Latam Pass (35% ativos)
- Crescimento de capacidade (ASK): 8%–10% para 2026
- Margem operacional ajustada: 15%–17% para 2026
- Geração de caixa (free cash flow): >US$ 1,7 bilhão para 2026
- Liquidez: >US$ 5 bilhões para 2026
- Alavancagem líquida ajustada: ≤1,4x para 2026
Crescimento rentável focado no Premium

A Latam definiu uma estratégia clara para crescer de maneira rentável, focando em uma rede fortalecida e no aumento de receitas de alta margem. Um pilar essencial desse foco é a proposta de valor dirigida aos passageiros premium, que vem sendo significativamente fortalecida. De fato, as receitas do segmento premium mais do que dobraram desde 2019, passando de US$ 1,5 bilhão para US$ 3,3 bilhões em 2025.
"Esse desempenho se apoia em uma proposta de valor única na região, na qual 100% dos voos contam com assentos premium, e investimentos contínuos vêm sendo feitos para aprimorar ainda mais a experiência de viagem. A satisfação dos clientes premium, medida pelo Net Promoter Score Premium (NPS), alcança 60 pontos, cinco pontos percentuais acima do NPS geral do grupo", informou a companhia.
Investimentos e aspirações financeiras

As projeções de investimento líquido de financiamento alcançam US$ 1,5 bilhão em 2025, US$ 1,7 bilhão em 2026 e US$ 1,7 bilhão em 2027. Parte relevante do plano de crescimento está baseada na modernização e expansão da frota, com a previsão de recebimento de 26 aeronaves em 2025, 41 aeronaves em 2026 e 27 aeronaves em 2027, mantendo a idade média da frota igual ou inferior a 12 anos.
A Latam também estabeleceu suas aspirações operacionais e financeiras para 2027. O grupo pretende alcançar um crescimento de capacidade (ASK) no intervalo de dígito médio a alto e manter ou expandir sua margem EBITDA ajustada em comparação com 2026. Esses objetivos se somam à meta de obter um retorno sobre capital investido superior a 20%, além de gerar fluxo de caixa superior a US$ 1,8 bilhão.
Por fim, o grupo buscará manter liquidez entre 21% e 25% das vendas dos últimos doze meses, e um endividamento líquido ajustado abaixo de 2,0x, reforçando sua sólida posição financeira na região. Esses resultados refletem uma operação eficiente e uma base financeira robusta, capazes de sustentar um crescimento rentável nos próximos anos.