PANROTAS embarca em voo inaugural da Air Canada entre Toronto e Rio de Janeiro; veja fotos
Rota será operada três vezes por semana até 27 de março de 2026, às terças, quintas e sábados

TORONTO – Um novo capítulo na conectividade aérea entre Brasil e Canadá começou a ser escrito na noite de 4 de dezembro, quinta-feira, com a estreia do voo sazonal direto da Air Canada entre Toronto e Rio de Janeiro. A rota será operada três vezes por semana até 27 de março de 2026, às terças, quintas e sábados no sentido Toronto–Rio, e às quartas, sextas e domingos no sentido Rio–Toronto.
Veja o álbum de fotos abaixo
Com duração de 10h35, o voo AC 84 decola às 23h30 do Aeroporto Internacional Pearson (YYZ) e aterrissa às 12h05 do dia seguinte no Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG). O Portal PANROTAS embarcou no voo de volta, o AC 85, que saiu às 21h de 5 de dezembro do Rio. A chegada em Toronto foi às 5h40, em um sábado de final de outono com neve e temperatura entre -2ºC e 2ºC.
Balões vermelhos e pretos, taças de espumante e chocolates recepcionaram os passageiros no check-in para o embarque no Boeing 787-9 da Air Canada. O Dreamliner utilizado nessa rota tem 30 assentos na classe executiva, 21 na econômica premium (com configuração 2-3-2 e prioridade no check-in e no embarque) e 247 na econômica (3-3-3), capacidade similar à da aeronave da rota Toronto–São Paulo.

Os assentos contam com telas individuais de alta definição e sistema de entretenimento com filmes, séries, documentários, conteúdo infantil, músicas, audiolivros, podcasts e jogos. As tarifas, mesmo as promocionais, incluem pelo menos uma bagagem despachada de até 23 kg.
Giancarlo Takegawa, diretor-geral da Air Canada no Brasil, esteve no Rio antes da partida do voo e conversou com o Portal PANROTAS: “Em dezembro e janeiro, a nova rota está com taxa de ocupação média similar à do voo diário São Paulo–Toronto. Em fevereiro, está ligeiramente menor e em março, maior. Aumentamos nosso market share no Rio para 30%. Ou seja, a cidade precisava deste voo”, disse ele.
Na véspera, dia 4, Giancarlo foi mestre de cerimônias de um evento no Emiliano Rio para apresentar a nova rota a representantes de cerca de 60 agências de viagens, ao lado de Rocky Lo, diretor de Vendas Internacionais da Air Canada e passageiro do voo inaugural; François Jubinville, cônsul-geral do Canadá no Rio; Alexandre Monteiro, CEO do RioGaleão; Sérgio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio; Luiz Strauss, presidente-executivo do Visit Rio; e Philip Karat, líder de Transporte da Embratur.

A nova ligação direta inclui o Rio no mapa de rotas da Air Canada após 11 anos. A rota integra a estratégia da companhia de expandir sua presença na América do Sul e ampliar a conectividade internacional a partir de Toronto, seu maior hub, não apenas para o Canadá, mas também para os Estados Unidos, já que a Air Canada opera a maior rede entre os dois países. Também neste mês de dezembro, a empresa lança voos sazonais de Toronto para Lima (dia 5) e Cartagena (dia 20).
“Estamos muito felizes de estar de volta a uma cidade que é um ícone do Turismo e fortalecer nossa presença na América do Sul”, disse Rocky Lo. “Este momento representa mais do que um ponto em nosso mapa de destinos. É a união de duas cidades dinâmicas com pessoas amigáveis, abrindo um novo caminho para intercâmbio cultural, de lazer e de negócios”.
“Estamos promovendo o novo voo nos dois países”, reforçou Giancarlo Takegawa. “É uma rota que vai além do Canadá, com todas as possibilidades de conexão a partir do nosso hub em Toronto, tanto para os Estados Unidos quanto para a Ásia”.
Para quem viaja do Brasil aos Estados Unidos via Toronto, o processo de imigração é feito em solo canadense e a bagagem segue despachada até o destino final. No sentido inverso, os EUA são atualmente o terceiro maior mercado emissor para o Brasil, com mais de 614 mil chegadas entre janeiro e outubro de 2025, segundo a Embratur.
“Esta ligação direta fortalece nossa posição como porta de entrada para o Brasil”, afirmou Alexandre Monteiro, CEO do RioGaleão. “Somos um hub com 27 destinos domésticos e seis no Cone Sul, e demos mais um passo na expansão da nossa conectividade internacional”, completou.
“O número de visitantes canadenses no Brasil cresceu 9% este ano e há tempos tentamos convencer a Air Canada a retornar ao Rio”, destacou Philip Karat, da Embratur. “A malha doméstica a partir do RioGaleão foi fundamental para isso. Agora vamos trabalhar para que a rota volte no meio do ano, aproveitando o Mundial de Clubes da Fifa, e persista”.
O novo voo direto sazonal Toronto–Rio começa justamente quando a cidade bate um recorde de visitantes internacionais: mais de 1,7 milhão entre janeiro e outubro de 2025, um aumento de 49% sobre o mesmo período do ano anterior. Só em outubro, foram mais de 164 mil visitantes estrangeiros, crescimento de 26,61% em relação a outubro de 2024.
Veja o álbum de fotos da inauguração do voo:
A PANROTAS viaja a convite da Air Canada, com seguro Intermac.