Laura Enchioglo   |   21/01/2026 18:35

Air France comemora 50 anos do primeiro voo comercial do Concorde

Para marcar a data, companhia apresenta documentário inédito no YouTube e lança uma coleção de produtos


Divulgação
Primeiro voo foi realizado para o Rio de Janeiro
Primeiro voo foi realizado para o Rio de Janeiro

Em 21 de janeiro de 1976, a Air France realizou seu primeiro voo comercial do Concorde com destino a Dakar (Senegal) e ao Rio de Janeiro. Cinquenta anos depois, a companhia celebra esse legado com o lançamento de uma coleção exclusiva de produtos, que em breve estará disponível em shopping.airfrance.com.

A companhia também estreia um documentário especial que revisita a história dessa lenda da aviação francesa já disponível em seu canal no YouTube.

O Pássaro Branco levanta voo

Na quarta-feira, 21 de janeiro de 1976, às 12h40, o Concorde da Air France, matrícula F-BVFA, realizou seu primeiro voo comercial rumo ao Rio de Janeiro, com escala em Dakar. Após 7 horas e 26 minutos de voo, a Air France inaugurava sua era supersônica, que se estenderia por 27 anos, até 2003, voando a cerca de 60 mil pés de altitude – o dobro da altitude de outras aeronaves de longo curso.

Com capacidade para 100 passageiros, o Concorde atingia velocidade de cruzeiro de Mach 2.02, ou aproximadamente 2.170 km/h. Sua silhueta apresentava 25,6 metros de envergadura, 62,2 metros de comprimento e 11,3 metros de altura.

“Concorde Air France: eles fizeram a lenda voar”

O canal da Air France no YouTube exibe a partir de hoje um documentário especial exclusivo sobre o Concorde da Air France. Com depoimentos de colaboradores que contribuíram para manter o “Oiseau Blanc” em operação, além da participação de Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM e presidente da Air France, o documentário oferece quase 40 minutos de imersão na história dessa aeronave.

Air France Legend – uma nova coleção comemorativa do Concorde

Divulgação

Para celebrar o 50º aniversário do voo inaugural do Concorde, a Air France lança uma coleção comemorativa que homenageia esse ícone da aviação francesa e a visão pioneira que marcou toda uma era. Inspirada nas linhas da aeronave e em sua performance supersônica, a identidade gráfica da coleção expressa movimento, velocidade e precisão.

Modelos de aeronaves, lenços de seda, xales, cadernos e chaveiros estão entre os dez itens exclusivos, alguns deles em edição limitada, que serão colocados à venda progressivamente a partir de fevereirono. Os itens serão enviados internacionalmente mediante ao pagamento de uma taxa de envio internacional e embargos aduaneiros calculados pela Receita Federal.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4381 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.