Pedro Menezes   |   23/01/2026 06:58
Atualizada em 23/01/2026 10:55

Brasil será um dos primeiros destinos a receber o A350 da Air Europa, diz diretor global

Renovação da frota começará de forma gradual, com São Paulo e Buenos Aires liderando a transição


PANROTAS / Pedro Menezes
Bernardo Botella Vélez, diretor de Vendas Globais e Distribuição da Air Europa
Bernardo Botella Vélez, diretor de Vendas Globais e Distribuição da Air Europa

MADRI - A Air Europa está pronta para iniciar a renovação gradual de sua frota de aeronaves de longa distância, trocando o Boeing 787 Dreamliner pelo Airbus A350. As novas aeronaves começam a chegar já em 2027, e o Brasil tem tudo para ser um dos primeiros destinos a receber o equipamento.

A informação foi confirmada por Bernardo Botella Vélez, diretor de Vendas Globais e Distribuição da Air Europa, em entrevista ao Portal PANROTAS durante a Fitur 2026. A renovação da frota começará de forma gradual a partir de 2027/2028, com São Paulo e Buenos Aires liderando essa transição.

“São Paulo é uma das nossas principais rotas de negócios e, por isso, será seguramente uma das primeiras a operar com o A350”

Bernardo Botella Vélez, diretor de Vendas Globais e Distribuição da Air Europa

A chegada do Airbus A350, que teve as primeiras 20 unidades oficializadas nesta Fitur 2026, representa um salto significativo no produto oferecido ao mercado brasileiro. Isto porque, a aeronave da Airbus contará com cabines de Business, Premium Economy e Economy, enquanto o equipamento da Boeing só conta com Business e Economy.

Divulgação/Airbus
Airbus A350 da Air Europa
Airbus A350 da Air Europa

A companhia tem como essência conectar a Europa às Américas, e o Brasil sempre ocupou um papel estratégico nesse plano. Atualmente, a companhia opera voos diários entre São Paulo e Madri e mantém até quatro frequências semanais entre Salvador e a Europa, variando conforme a temporada.

Enquanto São Paulo concentra um perfil fortemente corporativo, Salvador tem uma vocação mais turística, com maior presença do público de lazer. “São mercados muito diferentes, com estratégias distintas. Em São Paulo, o corporativo tem peso muito relevante, com acordos específicos para empresas. Em Salvador, o turismo domina, com pacotes que incluem voo e hotel”, explicou Botella Vélez.

Novos destinos ampliam conectividade na Europa

Além do investimento em frota, a Air Europa amplia sua malha europeia, criando novas oportunidades para o viajante brasileiro. Entre as novidades, Bernardo destacou a abertura da rota para Genebra, a partir de junho, e o reforço de frequências para Roma e Milão.

Outros destaques incluem:

  • Istambul, agora operada durante todo o ano
  • Tel Aviv, retomada após o período de conflito
  • Novos destinos domésticos na Espanha, como Oviedo e Sevilha

A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Hero Seguros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4858 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.