Air Canada suspende voos para Cuba devido a escassez de combustível de aviação no país
Companhia aérea operará voos vazios para Cuba para buscar e repatriar clientes

A Air Canada informa que, com efeito imediato, está suspendendo seus serviços para Cuba devido a uma escassez contínua de combustível de aviação na ilha. A grande preocupação da companhia aérea, no momento, é repatriar os clientes. Profissionais de Turismo no Brasil temem efeito dominó.
Nos próximos dias, a Air Canada operará voos vazios para buscar aproximadamente três mil clientes que já se encontram no destino e trazê-los de volta para casa.
A decisão foi tomada após avisos emitidos por governos sobre a falta de confiabilidade no fornecimento de combustível de aviação nos aeroportos cubanos. A projeção é de que, a partir de 10 de fevereiro, o combustível de aviação não esteja disponível comercialmente nos aeroportos da ilha. Para os voos restantes, a Air Canada transportará combustível adicional e fará paradas técnicas, se necessário, para reabastecimento na viagem de retorno.
A Air Canada notifica, em seu site, que continuará monitorando a situação para determinar, em uma data futura, a retomada apropriada do serviço normal para Cuba.
Prioridade da Air Canada é repatriar clientes
A prioridade imediata da Air Canada é repatriar os clientes que já estão em Cuba. A companhia operará voos de traslado vazios para a ilha nos próximos dias, a fim de manter, no curto prazo, seu cronograma regular de voos de Cuba para o Canadá e buscar esses clientes. Atualmente, a Air Canada tem aproximadamente três mil clientes em Cuba, a maioria viajando por meio de pacotes da Air Canada Vacations.
Durante todo o processo, a Air Canada e a Air Canada Vacations monitoraram a situação de perto, introduzindo inicialmente uma política flexível de remarcação para clientes que viajariam a Cuba. Agora, a Air Canada Vacations está implementando uma política de reembolso, permitindo que clientes com partidas programadas para Cuba e que tiveram seus voos cancelados recebam automaticamente um reembolso total na forma original de pagamento. Não é necessário que esses clientes entrem em contato com a Central de Atendimento da Air Canada Vacations.
Clientes que atualmente estão em Cuba e que reservaram um pacote da Air Canada Vacations podem receber suporte direto dos representantes locais da Air Canada Vacations, que estão disponíveis para esclarecer dúvidas e atender a quaisquer preocupações.
Horários da Air Canada para Cuba
A Air Canada opera, em média, 16 voos semanais para quatro destinos em Cuba a partir de Toronto e Montreal. Eles incluem:
A partir de Toronto
- Quatro vezes por semana para o Aeroporto Jardines del Rey, em Cayo Coco;
- Duas vezes por semana para o Aeroporto Frank País, em Holguín;
- Quatro vezes por semana para o Aeroporto Juan Gualberto Gómez, em Varadero;
- Uma vez por semana para o Aeroporto Abel Santamaría, em Santa Clara.
A partir de Montreal
- Três vezes por semana para o Aeroporto Jardines del Rey, em Cayo Coco;
- Duas vezes por semana para o Aeroporto Juan Gualberto Gómez, em Varadero.
No momento, os voos sazonais para Holguín e Santa Clara estão cancelados pelo restante da temporada. Os voos para Varadero e Cayo Coco estavam programados para operar durante todo o ano, mas estão atualmente suspensos, com uma retomada provisória, sujeita a revisão, em 1º de maio. Todos os voos são normalmente operados com aeronaves de fuselagem estreita, tanto da frota principal quanto da Rouge. A Air Canada buscará realocar essas aeronaves para outros destinos.
Fornecimento de petróleo interrompido após a remoção de Maduro
Após a operação dos Estados Unidos que levou à remoção do líder venezuelano Nicolás Maduro no início de janeiro, o presidente Donald Trump fez ameaças repetidas à nação insular caribenha de Cuba.
Depois de classificar o país como “uma ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional dos EUA, o governo Trump bloqueou todos os fornecimentos de petróleo a Cuba e ameaçou impor tarifas a qualquer país que os forneça.
Com o principal fornecimento interrompido após a remoção de Maduro, o governo cubano alertou que o país está perto de ficar sem petróleo, o que afetará qualquer companhia aérea que tente pousar no território para paradas de reabastecimento. Por um período de um mês, a partir de 9 de fevereiro, Cuba está suspendendo o fornecimento de petróleo a companhias aéreas estrangeiras para enfrentar a crise energética, informou a CNBC.
Aéreas cancelam voos para Cuba à medida que crise se intensifica
Companhias aéreas como American Airlines, Air Canada e Air France, que operam diversos voos para o país, precisarão transportar combustível extra suficiente ou organizar paradas de reabastecimento em países caribenhos próximos, como República Dominicana ou Jamaica.
A medida afeta tanto o Aeroporto Internacional José Martí, em Havana (HAV), quanto aeroportos menores em cidades cubanas, incluindo Varadero, Holguín, Manzanillo e Santa Clara.
Embora o México tenha tentado anteriormente aumentar o fornecimento de petróleo para Cuba, a ameaça de tarifas levou o país a recuar. A situação humanitária, segundo a Reuters, atingiu níveis críticos, com muitas regiões do país ficando sem energia elétrica.
Além da suspensão dos voos da Air Canadá, a Air France confirmou à agência de notícias francesa AFP que irá redirecionar suas paradas de reabastecimento para outros países do Caribe.
A American Airlines, que nesta época do ano opera mais de 70 voos semanais para cidades cubanas como Havana e Holguín a partir do Aeroporto Internacional de Miami (MIA), é outra companhia que pode sofrer interrupções significativas.
Com informações do Yahoo.