Air France-KLM supera 2 bilhões de euros em lucro operacional e projeta expansão em 2026
Ao longo do ano, o grupo transportou 102,8 milhões de passageiros, alta de 5% em relação a 2024

O grupo Air France-KLM encerrou 2025 com lucro operacional recorde de 2 bilhões de euros, alta de 403 milhões de euros em relação ao ano anterior, e margem operacional de 6,1%. A receita total, por sua vez, avançou 4,9% para 33 bilhões de euros, impulsionada pelo desempenho da rede de passageiros, da divisão de manutenção e da Transavia.
Ao longo do ano, o grupo transportou 102,8 milhões de passageiros, alta de 5%, enquanto a capacidade cresceu 4,9%. O fluxo de caixa operacional recorrente ajustado, por sua vez, atingiu 1,03 bilhão de euros, reforçando a posição financeira da companhia, que fechou dezembro com 9,4 bilhões de euros em caixa e alavancagem controlada em 1,7 vez o EBITDA.
No quarto trimestre, o resultado operacional foi de 393 milhões de euros, praticamente estável na comparação anual. O período foi marcado por pressão nas receitas de carga, parcialmente compensada pelo bom desempenho das cabines premium no segmento de passageiros, especialmente nas rotas do Atlântico Norte, América Latina e Ásia. A estratégia de “premiumização”, aliada à renovação de frota, que já conta com 35% de aeronaves de nova geração, sustentou ganhos de produtividade e eficiência.
Para 2026, o grupo projeta crescimento de capacidade entre 3% e 5%, com expansão mais forte na Transavia (cerca de 10%) e avanço de aproximadamente 4% nas rotas de longo curso. A empresa também anunciou a intenção de elevar sua participação na escandinava SAS para 60,5%, reforçando sua consolidação na Europa. Além disso, ampliou sua presença na América do Norte ao adquirir participação na canadense WestJet.