Air Transat anuncia encerramento de todos os voos para os EUA em junho
No auge da temporada de inverno, em março, a companhia chegou a operar nove rotas entre os dois países

Enquanto inicia voos diretos entre Brasil e Canadá, a companhia aérea canadense Air Transat anunciou que suspenderá completamente suas operações para os Estados Unidos a partir de junho, marcando um recuo significativo nas rotas em meio à redução da procura por viagens entre Canadá e EUA.
De acordo com o cronograma atualizado, a ligação entre Montreal e Orlando será encerrada em 4 de maio. Já os voos entre Quebec City e Fort Lauderdale terminam em 30 de maio, enquanto a rota Montreal–Fort Lauderdale será operada até 13 de junho, quando chega ao fim as ligações da empresa com os EUA.
No auge da temporada de inverno, em março, a companhia chegou a operar nove rotas entre os dois países. No entanto, a demanda começou a cair progressivamente, impactada por fatores econômicos e políticos, incluindo tensões comerciais e declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A retração não atinge apenas a Air Transat. A também canadense WestJet anunciou recentemente o corte de 15 rotas entre Canadá e Estados Unidos, reduzindo significativamente a oferta para o verão de 2026 diante da desaceleração na procura.
Dados divulgados por Statistics Canada reforçam o cenário de queda: em janeiro deste ano, o número de residentes canadenses retornando dos EUA caiu para 1,6 milhão de viagens, uma redução de 24,3% em comparação ao mesmo mês de 2025. O transporte rodoviário respondeu pela maior parte da retração, com queda de 26,8%, enquanto as viagens aéreas recuaram 17,8%.