Pedro Menezes   |   11/02/2026 10:22
Atualizada em 11/02/2026 15:13

Greves devem provocar grandes cancelamentos na Lufthansa nesta quinta (11)

Com a paralisação, todos os voos partindo de aeroportos alemães podem sofrer alterações ao longo do dia

Divulgação
Sindicato de pilotos Vereinigung Cockpit (VC) convocou uma greve de 24 horas envolvendo pilotos da Lufthansa e da Lufthansa Cargo em meio a um impasse sobre benefícios de aposentadoria
Sindicato de pilotos Vereinigung Cockpit (VC) convocou uma greve de 24 horas envolvendo pilotos da Lufthansa e da Lufthansa Cargo em meio a um impasse sobre benefícios de aposentadoria

Passageiros que viajam pela Alemanha nesta quinta-feira (12) devem enfrentar uma nova rodada de cancelamentos e atrasos na Lufthansa. Duas paralisações convocadas por sindicatos diferentes devem afetar tanto os voos da companhia principal quanto operações da divisão de cargas e da subsidiária regional CityLine.

O sindicato de pilotos Vereinigung Cockpit (VC) convocou uma greve de 24 horas envolvendo pilotos da Lufthansa e da Lufthansa Cargo em meio a um impasse sobre benefícios de aposentadoria. Segundo a entidade, as negociações com a companhia foram retomadas nos últimos meses, mas não avançaram.

Com a paralisação, todos os voos partindo de aeroportos alemães operados pela Lufthansa e pela Lufthansa Cargo podem sofrer impactos ao longo do dia.

Já o sindicato UFO, que representa comissários de bordo, convocou funcionários da Lufthansa CityLine para cruzar os braços hoje também. A paralisação ocorre em protesto contra o encerramento planejado das operações da companhia e pela falta de acordo sobre um plano social para trabalhadores afetados.

Devem ser impactadas partidas da CityLine a partir de aeroportos importantes como Frankfurt, Munique, Hamburgo, Bremen, Stuttgart, Colônia, Düsseldorf, Berlim e Hanover. A recomendação é verificar o status do voo antes de se deslocar ao aeroporto e, se necessário, buscar alternativas ou reagendar a reserva.

Comunicado da Lufthansa

"O sindicato dos pilotos Vereinigung Cockpit (VC) e o sindicato dos comissários de bordo UFO anunciaram, em curto prazo, uma greve de um dia na Lufthansa (LH) para quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026. A Lufthansa espera cancelamentos em grande escala em toda a sua malha aérea.

Importante: voos operados por Austrian Airlines (OS), Brussels Airlines (SN), Eurowings (EW), SWISS (LX), Air Dolomiti (EN), Discover Airlines (4Y), Edelweiss (WK) e Lufthansa City Airlines (VL) não serão afetados pela greve.

Passageiros impactados por irregularidades serão informados, desde que seus dados de contato estejam registrados na reserva. A companhia solicita que os passageiros verifiquem o status do voo antes de se dirigirem ao aeroporto.

Status de voos Lufthansa

Parte 1 – Regras do Grupo Lufthansa para remarcação, reemissão e reembolso de voos cancelados

Clientes afetados por cancelamentos podem remarcar gratuitamente uma vez ou solicitar o reembolso do bilhete.

Agências e clientes podem realizar remarcações, reemissões e reembolsos de voos cancelados conforme as políticas abaixo:

Para bilhetes da Austrian Airlines, Brussels Airlines, Lufthansa e SWISS: conforme a política de Alteração de Programação/Irregularidades para Agentes de Viagem (OS/SN/LH/LX).

Para bilhetes da Air Dolomiti: conforme as regras para alterações de programação de longo e curto prazo para vendas em agências (EN).

Observação: a política só se aplica a voos que já tenham sido cancelados ou automaticamente remarcados pela companhia.

Transporte alternativo com a Deutsche Bahn

Em caso de cancelamento de voos domésticos da Lufthansa ou de voos entre a Alemanha e Basileia, o passageiro pode trocar gratuitamente o bilhete aéreo por uma passagem de trem da Deutsche Bahn.

Recomenda-se fazer reserva de assento no site da Deutsche Bahn. O bilhete é válido apenas para viagens no dia da emissão e no dia seguinte.

Para passageiros com conexões em Munique, recomenda-se planejar tempo suficiente para o deslocamento do trem ao aeroporto.

» Good for Train – passagem ICE

Observações importantes sobre cancelamentos de última hora

Em cancelamentos ocorridos dentro de 48 horas antes da partida (em alguns casos até 5 dias), pode acontecer de a alteração não aparecer imediatamente no PNR. Nesses casos, a remarcação ou reemissão pode ser feita sem necessidade de solicitar waiver".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4971 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.