Greves devem provocar grandes cancelamentos na Lufthansa nesta quinta (11)
Com a paralisação, todos os voos partindo de aeroportos alemães podem sofrer alterações ao longo do dia

Passageiros que viajam pela Alemanha nesta quinta-feira (12) devem enfrentar uma nova rodada de cancelamentos e atrasos na Lufthansa. Duas paralisações convocadas por sindicatos diferentes devem afetar tanto os voos da companhia principal quanto operações da divisão de cargas e da subsidiária regional CityLine.
O sindicato de pilotos Vereinigung Cockpit (VC) convocou uma greve de 24 horas envolvendo pilotos da Lufthansa e da Lufthansa Cargo em meio a um impasse sobre benefícios de aposentadoria. Segundo a entidade, as negociações com a companhia foram retomadas nos últimos meses, mas não avançaram.
Com a paralisação, todos os voos partindo de aeroportos alemães operados pela Lufthansa e pela Lufthansa Cargo podem sofrer impactos ao longo do dia.
Já o sindicato UFO, que representa comissários de bordo, convocou funcionários da Lufthansa CityLine para cruzar os braços hoje também. A paralisação ocorre em protesto contra o encerramento planejado das operações da companhia e pela falta de acordo sobre um plano social para trabalhadores afetados.
Devem ser impactadas partidas da CityLine a partir de aeroportos importantes como Frankfurt, Munique, Hamburgo, Bremen, Stuttgart, Colônia, Düsseldorf, Berlim e Hanover. A recomendação é verificar o status do voo antes de se deslocar ao aeroporto e, se necessário, buscar alternativas ou reagendar a reserva.
Comunicado da Lufthansa
"O sindicato dos pilotos Vereinigung Cockpit (VC) e o sindicato dos comissários de bordo UFO anunciaram, em curto prazo, uma greve de um dia na Lufthansa (LH) para quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026. A Lufthansa espera cancelamentos em grande escala em toda a sua malha aérea.
Importante: voos operados por Austrian Airlines (OS), Brussels Airlines (SN), Eurowings (EW), SWISS (LX), Air Dolomiti (EN), Discover Airlines (4Y), Edelweiss (WK) e Lufthansa City Airlines (VL) não serão afetados pela greve.
Passageiros impactados por irregularidades serão informados, desde que seus dados de contato estejam registrados na reserva. A companhia solicita que os passageiros verifiquem o status do voo antes de se dirigirem ao aeroporto.
Status de voos Lufthansa
Parte 1 – Regras do Grupo Lufthansa para remarcação, reemissão e reembolso de voos cancelados
Clientes afetados por cancelamentos podem remarcar gratuitamente uma vez ou solicitar o reembolso do bilhete.
Agências e clientes podem realizar remarcações, reemissões e reembolsos de voos cancelados conforme as políticas abaixo:
Para bilhetes da Austrian Airlines, Brussels Airlines, Lufthansa e SWISS: conforme a política de Alteração de Programação/Irregularidades para Agentes de Viagem (OS/SN/LH/LX).
Para bilhetes da Air Dolomiti: conforme as regras para alterações de programação de longo e curto prazo para vendas em agências (EN).
Observação: a política só se aplica a voos que já tenham sido cancelados ou automaticamente remarcados pela companhia.
Transporte alternativo com a Deutsche Bahn
Em caso de cancelamento de voos domésticos da Lufthansa ou de voos entre a Alemanha e Basileia, o passageiro pode trocar gratuitamente o bilhete aéreo por uma passagem de trem da Deutsche Bahn.
Recomenda-se fazer reserva de assento no site da Deutsche Bahn. O bilhete é válido apenas para viagens no dia da emissão e no dia seguinte.
Para passageiros com conexões em Munique, recomenda-se planejar tempo suficiente para o deslocamento do trem ao aeroporto.
» Good for Train – passagem ICE
Observações importantes sobre cancelamentos de última hora
Em cancelamentos ocorridos dentro de 48 horas antes da partida (em alguns casos até 5 dias), pode acontecer de a alteração não aparecer imediatamente no PNR. Nesses casos, a remarcação ou reemissão pode ser feita sem necessidade de solicitar waiver".