Latam acelera expansão, amplia contratações e prepara chegada dos Embraer E2
Previsão é que cerca de 12 unidades do modelo estejam voando até o quarto trimestre deste ano

A Latam Airlines Brasil inicia uma nova fase de expansão operacional neste ano de 2026, combinando o reforço na equipe, ampliação de frota e preparação para a entrada em serviço dos jatos Embraer E195-E2, que devem sustentar a abertura de dezenas de novos destinos a partir já deste ano.
Segundo o CEO da companhia no Brasil, Jerome Cadier, o processo de contratação de pilotos, copilotos e comissários de bordo já está em andamento e deve se estender pelos próximos meses, acompanhando o crescimento da operação aérea.
“O processo seletivo começou ainda em dezembro e vai continuar ao longo dos próximos meses. Estamos adicionando essas contratações às admissões que já vinham ocorrendo naturalmente”
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Somente no último ano, a companhia contratou mais de 300 pilotos e cerca de 800 tripulantes, reforçando o quadro para atender ao aumento da demanda e à expansão da malha aérea. Parte desse reforço também está ligada ao chamado ramp-up (aceleração da operação), com a chegada dos novos jatos da Embraer.
Entrada dos E2 exige ajustes operacionais

Cadier lembra que a definição dos destinos que receberão as novas aeronaves ainda está em andamento. A empresa conversa com governos estaduais e autoridades aeroportuárias para avaliar tanto a infraestrutura disponível quanto a viabilidade econômica das rotas.
“Estamos trabalhando na lista de destinos e discutindo com cada Estado as condições para que os aeroportos acomodem nossa operação, além das condições econômicas para essa nova fase”
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
A entrada em operação do E195-E2 depende ainda de processos regulatórios conduzidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Apesar dos desafios técnicos e operacionais envolvidos, a empresa mantém a expectativa de colocar as primeiras aeronaves em operação ainda neste ano.
A previsão é que cerca de 12 unidades do modelo estejam voando até o quarto trimestre deste ano. Com eles, a Latam deve fechar o ano de 2026 com 41 novas aeronaves, incluindo também três Boeing 787 para rotas de longa distância e outras 26 aeronaves da família Airbus A320. Com essas entregas, a companhia projeta encerrar o ano com uma frota próxima de 410 aeronaves em operação.
Como já divulgado, a Latam estima inaugurar até 35 novos destinos na América do Sul, ampliando a conectividade regional e fortalecendo a aviação doméstica e regional. Além disso, o acordo firmado com a Embraer prevê a aquisição de até 74 aeronaves.