Pedro Menezes   |   30/09/2026 16:39
Atualizada em 30/09/2026 17:26

De conexão para voos diretos: Latam destaca potencial do Embraer além da aviação regional

Outro destaque do Grupo Latam fica para o NDC que entrou na última fase de implementação no Brasil


PANROTAS / Emerson Souza
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil

Está tudo realmente pronto para o início das operações do Embraer E195-E2 da Latam. A tão esperada primeira aeronave da frota será entregue já na próxima semana, em cerimônia oficial que será realizada na própria sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), com cobertura do Portal PANROTAS.

Sabe quem é uma das pessoas mais animadas do Grupo Latam para o início destas operações? Ela mesmo: Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, que deu mais detalhes sobre este novo marco em entrevista ao Portal PANROTAS neste primeiro dia de Abav Expo 2026.

É bom lembrar que recentemente o próprio Portal PANROTAS fez uma entrevista super completa com todos os detalhes da estratégia da Latam em relação a nova frota de Embraer, incluindo o destino que mais despontava até aquele momento e até mesmo a importância do agente de viagens nesta nova era.

Além da importância regional, claro, Aline Mafra destaca o Embraer como fundamental para o complemento de malha aérea em rotas já devidamente consolidadas no País.

“Estamos inaugurando Brasília-Ribeirão Preto, Curitiba-Londrina, Curitiba-Cuiabá. São itinerários que antes fazíamos com conexão no hub e que agora passam a ser diretos. Essa é a maior oportunidade a ser capturada com a nova frota de Embraer”

Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Divulgação
Primeiro Embraer da Latam Brasil
Primeiro Embraer da Latam Brasil

A executiva também lembrou da lógica de “right sizing”, ou seja, utilizar o avião adequado ao tamanho de cada mercado. Segundo ela, o E2 permitirá aumentar a oferta sem precisar dobrar a capacidade de uma rota.

“Em todos os destinos em que temos um voo por dia e queremos ampliar a oferta, adicionar uma segunda frequência significa dobrar a operação. Com o Embraer, podemos substituir o A320 pelo E2 e aumentar a capacidade de forma mais gradual e eficiente. Além disso, ainda melhoramos o produto ao oferecer opções de horários diferentes, com voos pela manhã e à noite”, explicou a diretora.

Aline afirmou ainda que as novas operações vêm apresentando desempenho dentro do esperado. Como vimos no Portal PANROTAS, a realizou recentemente três roadshows, em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, para apresentar os novos mercado. Já as primeiras decolagens das novas bases estão previstas para o fim de novembro, como já antecipado por aqui também.

NDC avança rápido em 2026

Aline Mafra afirmou ainda que a Latam entrou na última fase de implementação do NDC no Brasil. Segundo a diretora, a maior parte das vendas da companhia já passa pela plataforma, e o próximo passo é concluir as funcionalidades de pós-venda.

“O pós-venda engloba uma série de autonomias que a gente não quer que a agência de viagem perca. Eu não posso acaba com um sistema de que qualquer alteração, qualquer exceção, ele tenha que telefonar para o nosso suporte, mas sim que ele consiga resolver na ponta e trazer essa independência para a agência. Ou melhor, manter essa independência na agência de viagens é o mínimo que a gente tem que entregar”

Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 6375 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.