Movida

Fabíola Bemfeito   |   12/03/2020 10:54   |   Atualizada em 16/03/2020 16:57

Como é estar na Europa em meio ao surto de coronavirus

Agentes de viagens que venceram a promoção Viagem Premiada seguem a programação do famtour

SALAMANCA (Espanha) – O grupo de agentes de viagens, convidados pela Iberia para um roteiro pela Espanha por terem vencido a promoção Viagem Premiada, continua sua viagem pelo país na região de Castilla Y León. Depois de visitar vinícolas e hospedar-se em um hotel termal em locações de Valladolid, o time, formado por seis empresas e liderado pela gerente de Contas da Iberia, Joelma Martins, chegou à Salamanca, no norte do país, próximo à fronteira com Portugal.

Fabíola Bemfeito
Durante a degustação de jamon ibérico, Teresa Huerta (Alma de Ibérico), Arnaldo Rigolon (Tyller), Ivonete Santos (Texto e Advance), Francisco Camilo (New Age), Marcelo Vieira (CI), Valquiria Tsukalas (Carol Cordeiro Viagens), os guias Mara Castaño e Mark Zoder, Vanessa Ribeiro (Confiança) e Josefina Herrera (Alma de Ibérico)
Durante a degustação de jamon ibérico, Teresa Huerta (Alma de Ibérico), Arnaldo Rigolon (Tyller), Ivonete Santos (Texto e Advance), Francisco Camilo (New Age), Marcelo Vieira (CI), Valquiria Tsukalas (Carol Cordeiro Viagens), os guias Mara Castaño e Mark Zoder, Vanessa Ribeiro (Confiança) e Josefina Herrera (Alma de Ibérico)

Mas como é viajar pela Europa em meio ao surto de coronavirus? Não há nenhum caso de contaminação registrado na região visitada pelo grupo que, em sua passagem por Salamanca, ainda teve oportunidade de cruzar com alguns grupos de turistas em visita aos principais pontos turísticos locais, como a universidade, a mais antiga da Espanha, e às catedrais nova e antiga, por exemplo.

A sensação é de estar em uma bolha apenas acompanhando as notícias de fechamento das atrações ou das escolas em Madri, por exemplo, mas hospedados em cidades ao norte, onde ainda há outros turistas, pouco pânico, alguma preocupação e nenhuma situação que faça o grupo sentir-se em risco. O roteiro foi todo cumprido, não houve qualquer cancelamento ou mudanças pelo caminho.

Enquanto o grupo avança no roteiro e nos dias, porém, é possível ver a preocupação com a chegada, cada vez mais frequente, de e-mails com contínuas comunicações de empresas, entre companhias aéreas e hotéis no Brasil, sobre suas políticas de cancelamento e a certeza de que estamos em um momento bastante delicado do setor. Os guias locais espanhóis também estão convivendo com cancelamentos frequentes de grupos.

VIDA QUE SEGUE
A bela programação, com passagens por Salamanca, os vilarejos serranos de Mogarraz e La Alberca, e a cidade de Guijuelo, onde o grupo participou de uma degustação em uma fábrica de jámon ibérico, contrasta então com a preocupação dos profissionais de turismo locais, que sabem que os próximos dias serão desafiadores. Em Madri, o setor já pede ajuda ao governo, uma vez que o turismo é uma das principais atividades econômicas da Espanha.

A ocupação hoteleira na capital espanhola caiu de 70%, média para essa época do ano, para 15%. Quando desembarcou na Espanha no início da semana, o número de casos de coronavírus era de cerca de mil. O grupo deixa o país hoje com o registro de aproximadamente 2.200 casos. A esperança é que, com as medidas de contenção na Europa, o problema seja controlado mais rapidamente e possamos ver um retorno mais breve à normalidade.

O PANROTAS viaja a convite da Iberia

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias