Juliana Monaco   |   04/11/2020 16:30
Atualizada em 04/11/2020 16:35

Aviação brasileira analisa retomada e vê 2021 com otimismo

Apesar do cenário positivo, a aviação brasileira enfrenta desafios significativos para a retomada efetiva


Unsplash/Stefan Fluck
Em setembro, o mercado doméstico cresceu sete vezes em comparação ao mês de abril
Em setembro, o mercado doméstico cresceu sete vezes em comparação ao mês de abril
Apesar do cenário positivo, a aviação brasileira enfrenta desafios significativos para uma retomada efetiva, como a recuperação da economia (e dos viajantes corporativos), as questões relacionadas aos protocolos de biossegurança, o quesito de custo e infraestrutura e a necessidade de alianças entre as empresas e entidades do setor. Os cenários da indústria em 2021 foram abordados nesta quarta-feira (4) em um dos painéis do Expo Forum Visit SP, organizado pelo SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Abear.

De acordo com o diretor da Iata no Brasil, Dany Oliveira, abril foi o pior mês da aviação nos últimos 75 anos. No entanto, alguns mercados, principalmente os emergentes, têm demonstrado crescimento consecutivo acima de 40%. Em setembro, o mercado doméstico cresceu sete vezes em comparação ao mês de abril, enquanto o internacional cresceu três vezes. Parte desse crescimento se deve à agilidade na abertura das fronteiras e ao fim das restrições de viagens, que também contribuíram para incentivar os países da América Latina a retomarem os voos, como Argentina, Peru e Colômbia.

“A liderança do Brasil em abrir as fronteiras fez com que outros países pudessem criar mecanismos para que as fronteiras fossem reabertas. O mercado internacional ainda está em uma retomada lenta, mas a Iata tem trabalhado para que as barreiras sejam removidas. Comparado aos nossos vizinhos, por exemplo, o Brasil está em um patamar de aviação muito avançado. Hoje, a Iata tem total confiança de que, em 2021, os níveis observados em 2019 já serão atingidos no mercado brasileiro”, disse Oliveira.

A retomada acelerada da aviação brasileira já tem se mostrado efetiva em diversos aeroportos, como o aeroporto de Congonhas. Em outubro, o terminal registrou 30% do movimento pré-pandemia e a expectativa é de que, em agosto de 2021, alcance 100% do movimento de 2019, o que representa cerca de 18 milhões de passageiros.

“Temos visto com bastante otimismo o cenário para 2021. Estamos inclusive preparando o aeroporto para isso por meio de investimentos e reuniões com a Anvisa para mostrar ao passageiro que é seguro voar. Temos atuado em conjunto com o setor e acompanhado o trabalho das aéreas para que seja um complemento do nosso”, destacou o superintendente do aeroporto de Congonhas, João Marcio Jordão, durante o painel mediado pelo presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz.

INVESTIMENTOS PARA 2021

Visando acelerar a retomada, o aeroporto de Congonhas tem investido em modernizações da infraestrutura e segurança, como a ampliação da sala de embarque, a instalação de catracas para facilitar o embarque, a revitalização da fachada e a instalação de uma barreira de concreto no final da pista de pouso – prevista para ser iniciada em 8 de dezembro deste ano.

Emerson Souza
O aeroporto de Congonhas (SP) espera alcançar o movimento pré-pandemia em meados de 2021
O aeroporto de Congonhas (SP) espera alcançar o movimento pré-pandemia em meados de 2021
“Estamos ampliando e modernizando a infraestrutura já pensando na retomada em 2021. São diversas obras que visam trazer agilidade no embarque e desembarque do passageiro, além de buscar atender uma demanda reprimida que existe em São Paulo. Há ainda uma previsão futura de construir uma pista central de maior comprimento do que a atual. Congonhas é um aeroporto que tem um futuro muito promissor”, ressaltou Jordão.

Além do aeroporto na capital, a Infraero tem investido em obras de ampliação no Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá, no litoral paulista, cuja gestão foi assumida em maio deste ano. A expectativa é que, até dezembro, o terminal receba jatos executivos e, em aproximadamente um ano, voos comerciais da Boeing e da Airbus.

PESPECTIVAS DAS AÉREAS

O cenário positivo também é visualizado pelas companhias aéreas, mas ainda com alguns desafios. Para o presidente da Latam Airlines Brasil, Jerome Cadier, o setor precisa focar na maior eficiência e na redução de custos operacionais para que as companhias possam oferecer tarifas mais baixas e, assim, acelerar a retomada.

“É impossível fazer qualquer previsão, mas vejo um cenário em que precisamos ter mais eficiência. A retomada tem que continuar de forma gradual e contínua no próximo ano e, para isso, temos que continuar trabalhando em conjunto para mostrar que voar é seguro. Esperamos que, em 2021, possamos sair do Chapter 11 e voltar a ter uma operação semelhante ao pré-pandemia”, ressaltou Cadier.

Da mesma forma, a Gol e a Azul se mostram otimistas em relação ao futuro da aviação. O presidente da Gol, Paulo Kakinoff, revela que o início da retomada se deve, principalmente, à percepção de segurança por parte do público. “Apesar do impacto inicial, temos vivenciado um claro início de recuperação, com os nossos indicadores apontando para um cenário consistente. A Gol tem se posicionado como protagonista em relação aos protocolos de biossegurança e trabalhado para trazer a melhor experiência aos clientes. Tenho certeza de que, juntos, venceremos qualquer desafio e entraremos em 2021 com patamares pré-crise”, destacou.

“Em 2020, perdemos muito com a pandemia, então 2021 tem que ser um ano bom para a nossa indústria. Acredito em uma retomada rápida se trabalharmos juntos como indústria. Esse deve ser o nosso foco”, disse o presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson.

Já a Voepass tem trabalhado em uma readequação de malha para a recuperação total até março de 2021. A estimativa é de alcançar de 70% a 80% da produção pré-pandemia até o final de 2020 e 100% a partir de março do próximo ano.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS