Filip Calixto   |   15/01/2026 16:36

São Paulo e Rio de Janeiro terão vertiportos para operação de eVTOLs

Parcerias com operadoras internacionais preveem bases no Campo de Marte e em Jacarepaguá para eVTOLs

Divulgação
A implantação desse modelo de transporte, os eVTOLs, depende da superação de desafios como a disponibilidade de infraestrutura elétrica para recarga, a definição de regras regulatórias e a análise de viabilidade econômica do sistema
A implantação desse modelo de transporte, os eVTOLs, depende da superação de desafios como a disponibilidade de infraestrutura elétrica para recarga, a definição de regras regulatórias e a análise de viabilidade econômica do sistema

São Paulo e Rio de Janeiro vão receber vertiportos destinados à operação de eVTOLs, veículos elétricos de decolagem e pouso vertical. As estruturas ficarão no Campo de Marte, na capital paulista, e em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Os projetos resultam de uma parceria anunciada nesta semana entre a Pax Aeroportos, concessionária dos dois aeroportos, e a UrbanV, empresa que atua na operação de redes de vertiportos. As informações foram apuradas pelo Portal Uol.

A proposta é que os vertiportos funcionem como pontos de apoio para serviços de táxi aéreo.

Ainda não há data definida para o início das operações. Segundo o Uol, a Pax Aeroportos mantém tratativas com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para a elaboração de normas voltadas à mobilidade aérea avançada. Também estão em discussão aspectos operacionais, como características da pista, procedimentos de embarque e desembarque e definição de rotas.

As novas bases serão utilizadas para pouso e decolagem vertical de eVTOLs, veículos elétricos voltados ao transporte de passageiros em trajetos curtos.

Além de São Paulo e Rio de Janeiro, São José dos Campos também desenvolve um projeto de vertiporto. O município foi selecionado pela Anac, no ano passado, para um projeto experimental. A iniciativa envolve a SJK Airport, administradora do aeroporto local, e a VertiMob Infrastructure. A cidade abriga a sede da Embraer, empresa que desenvolve esse tipo de aeronave.

De acordo com o cronograma divulgado, o vertiporto de São José dos Campos deve entrar em operação em 2027, com testes previstos para começar ainda neste ano.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7618 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes