Movida

Beatriz Contelli   |   29/06/2022 10:35   |   Atualizada em 04/12/2022 10:05

Neutros em CO2: Lufthansa Group investe em aviação mais sustentável

O grupo pretende diminuir 50% das emissões de CO2 até 2030 e neutralizar todas as emissões até 2050


Divulgação/Lufthansa
O grupo pretende diminuir 50% das emissões de CO2 até 2030 e neutralizar todas as emissões até 2050
O grupo pretende diminuir 50% das emissões de CO2 até 2030 e neutralizar todas as emissões até 2050
Voar neutro em CO2 já é possível hoje em dia. Por isso, o Lufthansa Group segue um caminho ambicioso para uma aviação mais amiga do clima e, desde o ano passado, além de viajantes particulares, também oferece às empresas a opção de usar Combustível de Aviação Sustentável (SAF) em seus voos. Cada vez mais clientes corporativos estão interessados nessa forma de decolarem com seus negócios.

SAF é o termo utilizado para se referir a todos os combustíveis de aviação que são produzidos sem o uso de fontes de energia fóssil. Existem vários processos de produção e diferentes matérias-primas estão disponíveis, como, por exemplo, materiais residuais como óleo de cozinha.

A quantidade de SAF atualmente disponível no mercado global ainda não é suficiente para ser utilizada em grandes quantidades em operações de voo, e o preço do SAF é significativamente superior ao do querosene fóssil. Por isso é extremamente importante o comprometimento com projetos que visam o impulsionamento da produção e, consequentemente, a disponibilidade do SAF.

Apesar de parecer um termo novo, em 2011, o Lufthansa Group foi pioneiro no primeiro teste de longo prazo do SAF em operações de voo regular. A Lufthansa demonstrou naquela época que o SAF pode ser usado em operações de voo sem nenhum problema, e que não é necessária nenhuma adaptação da infraestrutura. Mais tarde, a empresa se envolveu em pesquisas básicas sobre o comportamento de mistura de querosene alternativo e convencional. Atualmente, o Lufthansa Group é o maior investidor da Europa em SAF, investindo mais de 250 milhões de euros.

O grupo lançou metas ambiciosas em relação ao tema, como diminuir 50% das emissões de CO2 até 2030 e pretende neutralizar todas as suas emissões de CO2 até 2050, ambas em comparação a 2019. Para isso, além do investimento em SAF, o grupo investe na modernização da sua frota, digitalização da sua operação com base em inteligência artificial, reciclagem e compensação de emissões de CO2, medidas essenciais para uma indústria que se compromete com o meio ambiente.
O grupo também está investindo mais do que nunca na qualidade e sustentabilidade de suas ofertas, inspirando cada vez mais passageiros a viajar de forma sustentável.
A empresa já oferece um portfólio mais abrangente para voos neutros em CO2 e quer facilitar ao máximo que seus clientes contribuam individualmente para a proteção climática.

Desde 2019, o grupo compensa as emissões de CO2 das viagens aéreas de negócios de seus funcionários por meio do MyClimate e seus projetos certificados de compensação de carbono. Agora, com um único clique, passageiros do Lufthansa Group podem compensar facilmente as emissões de carbono de seus voos.

Divulgação/Lufthansa

"Nós somos os maiores compradores de Combustível de Aviação Sustentável da Europa, impulsionando cada vez mais essa tecnologia, que permite a redução de CO2 em até 80% por voo. É inegável que as pessoas estão cada dia mais interessadas em reduzir sua pegada de carbono no mundo e, por isso, vemos um enorme interesse em voos mais sustentáveis, tanto pelos nossos passageiros, que podem compensar seus voos durante a reserva, como também nossos clientes corporativos que têm diversas maneiras de investir na compensação do seu voo e, em troca, recebem as devidas certificações. Todas as empresas que investem atualmente em SAF contribuem para um transporte aéreo neutro em CO2", afirma a diretora geral do Lufthansa Group no Brasil, Annette Taeuber.


Durante o processo de reserva, estão disponíveis três opções para voar neutro em CO2: investindo em SAF, em projetos de compensação de carbono de alta qualidade ou uma combinação dos dois. Estes projetos são executados pela MyClimate em diversos locais do mundo, inclusive em Itacoatiara, no Amazonas e Caieiras, em São Paulo, e promovem a proteção mensurável do clima, não apenas reduzindo o CO2, mas também melhorando localmente a qualidade de vida e a biodiversidade.

Ao escolher SAF, a plataforma Compensaid calcula o consumo de combustível de voo para um passageiro e assegura que aquela quantidade exata seja usada em Combustível de Aviação Sustentável em voos futuros.

No mês do meio ambiente, o grupo lançou sua campanha #MakeChangeFly, que promove o diálogo, a criatividade e a disseminação de medidas sustentáveis para a aviação, para assistir ao vídeo da campanha, clique aqui ou veja abaixo:

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias