Henrique Santiago   |   08/05/2018 15:12

Diretor da Latam revela detalhes sobre voos a Fortaleza, wi-fi e novos produtos

Diretor da Latam conversa com a reportagem sobre temas do futuro da empresa, como rotas, acordo de céus abertos e internet a bordo.

Emerson Souza
Igor Miranda, diretor da Latam
Igor Miranda, diretor da Latam
Dois mil e dezoito promete ser um ano de perspectivas diferentes para a Latam Airlines Brasil. O otimismo, ainda que comedido, está ancorado em novos produtos e voos internacionais. O diretor de Vendas Indiretas, Marketing e E-commerce da holding brasileira, Igor Miranda, conversou com a reportagem sobre esse momento.

A chegada ao Nordeste já não é mais novidade para a aviação nacional. A Azul, Gol e Air France-KLM se posicionaram no Recife e em Fortaleza, respectivamente. Mas a Latam já discutia o investimento na região anos antes com um hub milionário que não saiu do papel até hoje.

Agora, a companhia aérea irá anunciar voos internacionais com saída de Fortaleza, como revelado pela PANROTAS. O executivo revelou que a capital do Ceará não irá ganhar serviços para novos destinos, ou seja, existem fortes indícios que cidades dos Estados Unidos, da América do Sul e da Europa sejam contempladas.

“Depois de anos de ajustes, ficou claro que não podemos mais encolher, pois perdemos e muito em cask" [custo operacional por assento-quilômetro voado], analisou. “No caso de Fortaleza, tivemos uma forte negociação com o governo para reduzir o ICMS [taxa atribuída ao querosene] de 12% para 0%. Isso é muito benéfico para nós, pois temos o combustível mais caro do mundo”, completou.

INTERNET DE QUALIDADE
Depois de ver suas concorrentes investirem em wi-fi, a Latam vai estrear a internet de alta velocidade em suas aeronaves. Divulgada no ano passado, a facilidade será implantada em dez aviões até o fim de maio e a perspectiva é de encerrar dezembro com até 50% da frota. Até o primeiro semestre de 2019 é prometida a instalação em todos os aviões.

Emerson Souza
Miranda participou do Encontro Ancoradouro, em Atibaia (SP)
Miranda participou do Encontro Ancoradouro, em Atibaia (SP)
Inicialmente, a internet a bordo será realidade apenas em voos nacionais. “O nosso produto vai ter um custo, mas será competitivo. [É inviável ser gratuito] porque para nós tem um preço, mas adianto que será bem competitivo e superacessível”, garantiu Miranda.

Além disso, a plataforma de entretenimento será mais robusta com a vinda do Latam Play. Os passageiros terão à disposição um conjunto de opções que vão de filmes, músicas a jogos e também TV ao vivo. Ao todo, serão três canais que devem incluir esportes, informação e lazer.

OLHO NO FUTURO
O diretor da Latam atualizou a situação do imbróglio envolvendo o voo para Lisboa. A aérea anunciou um pacote de ampliação de sua malha– Roma, Las Vegas, Boston e Tel Aviv. A conexão para a capital portuguesa deverá ser lançada em setembro deste ano. “Só precisamos da aprovação da agência de aviação de Portugal. Da nossa parte está tudo certo.”

Outro ponto que não depende da empresa é a vigência do acordo de céus abertos. Tema debatido há mais de duas décadas, a abertura de mais voos entre Brasil e Estados Unidos depende apenas da assinatura de Michel Temer. A empresa aposta que a decisão sairá ainda em 2018. O presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier, tem feito visitas frequentes a Brasília para tratar do assunto.

De acordo com o executivo, as estratégias do joint business agreement (JBA) com a American Airlines e a IAG, que compreende as gigantes British Airways e Iberia, são planejadas em conjunto. Para Miranda, a competitividade só traz benefícios para o mercado.

“Nós vamos ganhar muito em escala com essa parceria. Vamos reduzir custos e otimizar preços. Ainda, vamos potencializar nossa rede nos Estados Unidos em Nova York e Miami, por exemplo”, destacou, dizendo que os voos para Boston e Las Vegas não têm a ver com essa expansão na América do Norte.

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