Artur Luiz Andrade   |   26/04/2018 15:03

Latam Airlines anunciará voos internacionais para Fortaleza

Não tem hub no Nordeste (projeto adiado após a crise dos últimos anos), mas tem ligações internacionais. A Latam Brasil, que já anunciou ligações para Buenos Aires e os Estados Unidos a partir de Salvador e Recife, na próxima semana con


Emerson Souza
Não tem hub no Nordeste (projeto adiado após a crise dos últimos anos), mas tem ligações internacionais. A Latam Brasil, que já anunciou ligações para Buenos Aires e os Estados Unidos a partir de Salvador e Recife, na próxima semana contemplará Fortaleza em seus planos internacionais. O presidente da Latam, Jerome Cadier, confirmou ao Portal PANROTAS a informação do lançamento de voos internacionais em Fortaleza, mas não adiantou os destinos que serão servidos. Isso ficou para a próxima semana. Segundo o Portal PANROTAS apurou os voos devem ser para os Estados Unidos, mas Buenos Aires e a Europa não estariam descartados.

A Latam trabalha com a expectativa de crescimento este ano de 8% a 9% no internacional, que se recuperou mais rapidamente que o doméstico, mas que periga entrar em uma guerra tarifária devido ao excesso no retorno de oferta. “Até pensamos em colocar mais voos para Nova York, mas não há tanto passageiro e recuamos. Tem voo aí para o destino que não deveria estar operando, pois não há demanda”, analisou.

Mas e o tão aguardado hub da Latam no Nordeste? Com a crise, a empresa teve de adiar esse projeto e conviver com a frustração dos destinos, que viveram uma expectativa maior que a companhia gostaria. Outros players iniciaram voos na região, mas Cadier não considera que sejam hubs. “Íamos colocar dez wide-bodies para operar nesse hub, e não um ou dois voos. Mas tivemos de adiar o projeto e colocar voos pontualmente”.

GALEÃO PERDE

Na recente reestruturação da companhia e olhando o continente como um todo, a Latam optou, no Brasil, por reforçar dois hubs: Guarulhos, que deverá crescer 17% este ano, e Brasília, mais 7% de voos em relação a 2016. Se esses dois hubs cresceram acima da média de 3% prevista para o ano, sinal de que algum outro perdeu. No caso, o Galeão, devido à estratégia da companhia, que escolheu os hubs com melhores opções para conectar sua malha, e por causa da atual situação do Rio. “Há menos passageiros para o Rio. Isso é fato. Eles voltarão, mas isso vai demorar”, resume o presidente da Latam Brasil.

O ano está sendo de muitas novidades internacionais na Latam, que teve de contratar, em menos de um ano, 300 pilotos e co-pilotos para operar as novas ligações. A empresa já começou alguns dos voos previstos no Nordeste e a ligação São Paulo-Roma, e haverá ainda este ano a inauguração dos voos de Las Vegas (já com duas temporadas confirmadas, devido ao ótimo retorno, segundo o presidente da companhia), Boston (julho), Tel Aviv (dezembro, com operação da Latam Chile, desde São Paulo, devido a restrições trabalhistas no Brasil) e Lisboa (se as autoridades portuguesas cooperarem).

PORTUGAL RESISTENTE
Jerome Cadier, aliás, vê com preocupação as burocracias para conseguir a aprovação da operação para Lisboa, mas está confiante. “Seria uma derrota da Latam e do Brasil (se a autorização não sair). Temos uma companhia portuguesa com 100 voos de um lado e nenhuma brasileira operando. Portanto, faz sentido ter uma companhia como a Tam em Portugal, mesmo sabendo que a competição será dura”.

Sobre a África do Sul, Jerome Cadier desmente que a Latam desistirá da rota. “Tivemos problemas pontuais por causa de questões climáticas, pois operamos com um 767. São questões técnicas que o público leigo não entende, mas que não nos permite operar em algumas condições. Mas a rota é rentável e vamos continuar. Por enquanto não dá para colocar uma aeronave maior (que resolveria essas questões operacionais), mas estamos satisfeitos”, contou à nossa reportagem.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.