Movida

Marcel Buono   |   19/07/2018 10:00

Copa inaugura rota que liga Fortaleza a 79 destinos via Panamá

Voos serão realizados duas vezes por semana entre os aeroportos Pinto Martins e Tocumen

Marcel Buono
Tripulação do voo inaugural da Copa Airlines que ligou o Panamá a Fortaleza
Tripulação do voo inaugural da Copa Airlines que ligou o Panamá a Fortaleza
Na virada de quarta (18) para quinta-feira, a Copa Airlines deu início a sua operação entre Fortaleza e a Cidade do Panamá, conectando a capital cearense com 79 destinos em 32 países a partir do Aeroporto Internacional de Tocumen, hub da companhia aérea panamenha. A nova rota coloca o Brasil como o segundo país com mais cidades atendidas pela Copa, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

“Fortaleza passa a ser o nosso oitavo destino em território brasileiro, fortalecendo ainda mais nossos laços comerciais com a região e nossa presença neste mercado tão importante para a companhia aérea. Este novo voo estimulará o Turismo local e permitirá maiores oportunidades de intercâmbio cultural entre o Nordeste do Brasil e toda a América”, declarou o presidente da Copa Airlines, Pedro Heilbron.

A nova rota será operada por aeronaves Boeing 737-800 com capacidade para 160 passageiros, sendo 16 na classe executiva e 144 na classe econômica. Às quartas-feiras e domingos, o voo CM 342 sai da Cidade do Panamá às 15h30 (no horário local) e aterrissa em Fortaleza à 00h20 (horário de Brasília). Já o CM 343, que faz o caminho inverso, sai da capital cearense às segundas e quintas-feiras à 1h25.

“A Copa foi considerada a quarta companhia aérea mais pontual do mundo no último ano e opera cerca de 350 voos diários a partir de Tocumen. Agora, nossa excelência chega ao Ceará. Este primeiro voo teve cerca de 80% de ocupação, um número superpositivo para uma estreia, e quase metade dos passageiros eram norte-americanos, o que me deixou muito feliz. Nossa missão é trabalhar com o trade e com o consumidor final para que todos conheçam nossa oferta”, disse o gerente geral da Copa no Brasil, Emerson Sanglard.

Agora, Fortaleza se junta a São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife e Manaus, que já recebem voos da empresa panamenha. Na próxima semana será a vez de Salvador entrar neste grupo, uma vez que a rota entre a capital da Bahia e a Cidade do Panamá será inaugurada no dia 24.

CEARÁ DE PORTAS ABERTAS
“Além de abrirem mais possibilidades de negócios para o Estado, estes novos voos diretos serão fundamentais para a chegada de mais turistas estrangeiros e facilitarão a saída dos cearenses para países como Estados Unidos, México e Canadá, por exemplo”, comemorou o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

Com mais de 2,6 milhões de habitantes, Fortaleza é o quinto maior município do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Além do tamanho do mercado a ser explorado, a cidade conta com uma posição geográfica estratégica, sendo uma das portas de entradas mais próximas de turistas vindos da América do Norte e Europa, por exemplo. A região também funciona como um importante centro de exportação de mercadorias para outros continentes.

“Precisamos buscar o viajante corporativo. Temos uma rede hoteleira que não deve nada à capital alguma do País e estamos preparados para receber grandes eventos. Esta inauguração é mais uma mostra de como todos estão trabalhando pelo desenvolvimento do Ceará. Se todo governante pensasse seriamente no Turismo, nunca teríamos as taxas de desemprego que temos no Brasil. Com a quantidade de atrativos no nosso território, é inadmissível recebermos tão pouca gente”, comentou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Manoel Linhares.

A inauguração da rota entre Fortaleza e Cidade do Panamá teve forró no terminal do Aeroporto Internacional Pinto Martins, corte de faixa no portão de embarque e batismo da aeronave, que foi saudada pelos canhões de água do Corpo de Bombeiros.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias