Brasil e Europa passam a trocar dados de controle de tráfego | Parcerias | PANROTAS
PARCERIAS

Brasil e Europa passam a trocar dados de controle de tráfego

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e o Eurocontrol, sistema de tráfego aéreo da Europa, passaram a compartilhar dados de voos entre o Brasil e o “Velho Continente” em tempo real. A iniciativa, que começou a valer no dia 21 de novembro, tem como objetivo aprimorar o fluxo e, consequentemente, a capacidade aérea entre os dois mercados.

Pixabay/bernswaelz
Compartilhamento de dados entre Brasil e Europa foi desenvolvido nos últimos dois anos
Compartilhamento de dados entre Brasil e Europa foi desenvolvido nos últimos dois anos
No total, serão compartilhados os dados de cerca de 100 voos por dia, sendo 50 decolados em aeroportos brasileiros e outros 50 em terminais europeus. Informações como posição do avião, altitude, velocidade e horário de entrada nos respectivos espaços aéreos fazem parte deste intercâmbio entre o Decea e o Eurocontrol.

“A previsibilidade durante o gerenciamento do tráfego aéreo é um importante facilitador para a questão da capacidade de rotas. Os centros de controle e os aeroportos se beneficiarão diretamente com esta troca de informações”, disse nota da entidade europeia.

O acordo entrou em vigor depois de dois anos de planejamento e foi inspirado em outra relação do tipo, entre a Europa e os Emirados Árabes Unidos, firmada em outubro de 2015. Esta é a primeira vez que tal ideia é realizada para o tráfego aéreo transatlântico.


*Fonte: ATW

conteúdo original: https://bit.ly/2LvLtcA
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA