Marcel Buono   |   22/11/2019 14:11   |   Atualizada em 22/11/2019 21:55

EUA aprova expansão de acordo entre Virgin, Delta e AF-KLM

Apesar de o órgão federal norte-americano afirmar que tal medida visa proteger a competitividade aérea, alguns grupos dizem exatamente o oposto

Wikicommons
O Departamento dos Transportes dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (21), aprovou a imunidade antitruste entre Delta Air Lines, Air France, KLM e Virgin Atlantic para que a joint venture formada pelas companhias aéreas possa ter seus negócios ampliados. A liberação é válida para voos entre os Estados Unidos e a Europa, incluindo o Reino Unido.

Apesar de o órgão federal norte-americano afirmar que tal medida visa proteger a competitividade aérea, alguns grupos dizem exatamente o oposto, acrescentando que as tarifas tendem a subir de valor nas rotas englobadas pela parceria.

A JetBlue Airways, por exemplo, que planeja iniciar voos entre os Estados Unidos e a Europa ao longo de 2021, afirma que as rotas transatlânticas já são dominadas por três grandes alianças entre companhias aéreas, e que slots de aeroportos como o de Londres, na Inglaterra, e Amsterdã, na Holanda, deveriam ser cedidos.

Tópicos relacionados