Victor Fernandes   |   24/09/2020 16:59

Iata fornecerá dados à ONU para combater o terrorismo

A Iata e o Escritório das Nações Unidas contra o Terrorismo assinaram memorando para fortalecer combate

Divulgação/ Iata
Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da Iata
Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da Iata
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e o Escritório das Nações Unidas contra o Terrorismo (UNOCT) assinaram um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação com o Programa das Nações Unidas para Combate ao Terrorismo (CT Travel Program). O memorando foi assinado hoje (24) pelo Subsecretário-Geral da UNOCT, Vladimir Voronkov, e pelo diretor geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac, durante uma cerimônia virtual.

O CT Travel Program, uma iniciativa emblemática global da UNOCT, auxilia os Estados Membros a desenvolver suas capacidades para detectar e combater terroristas e criminosos graves usando informações antecipadas de passageiros (API), registro de nome de passageiro (PNR) e outros dados de passageiros, de acordo com as resoluções 2178 (2014), 2396 (2017) e 2482 (2019) do Conselho de Segurança e as leis de privacidade relevantes. A Iata ingressará no programa como o primeiro parceiro não governamental da iniciativa.

“Este memorando de entendimento é um marco não só para o Programa de Combate ao Terrorismo, mas para a UNOCT como um todo, pois é o primeiro acordo que fechamos com representantes do setor privado. Simboliza a importância da parceria com a indústria aérea no estabelecimento de sistemas de dados de passageiros e fornece uma estrutura para cooperação”, afirmou Voronkov.

Em uma parceria “All-of-UN” com a Diretoria Executiva de Contra-Terrorismo das Nações Unidas, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, a Organização de Aviação Civil Internacional, o Escritório das Nações Unidas de Tecnologia da Informação e Comunicação e a Interpol, o programa auxilia de forma abrangente os Estados-Membros nas áreas legislativa, operacional, de envolvimento da indústria de transportes e técnicas. Isso inclui a doação e implantação do sistema de software goTravel das Nações Unidas. O programa foi elaborado de acordo com os princípios dos direitos humanos e as políticas das Nações Unidas.

“A segurança é um objetivo comum para companhias aéreas e governos. A responsabilidade fundamental pela segurança é dos governos. As companhias aéreas ajudam fornecendo dados de viajantes API e PNR aos governos. Isso contribui para a coleta de informações governamentais de acordo com os padrões globais sobre transmissão de dados de passageiros e com respeito às leis de privacidade. Nossa colaboração com a UNOCT irá melhorar a eficiência e aumentar a conformidade para esse fluxo de informações vitais. O objetivo é conter a mobilidade terrorista. Isso tornará o mundo um lugar mais seguro e todos continuarão a voar com segurança”, disse Juniac.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS