Latam promove ação para auxiliar mulheres em vulnerabilidade social

|


Divulgação/Latam
A iniciativa contribui para o empoderamento feminino, gerando renda para mulheres do interior do RS
A iniciativa contribui para o empoderamento feminino, gerando renda para mulheres do interior do RS
A Latam deu início em janeiro deste ano no Brasil ao seu primeiro projeto de upcycling de uniformes usados, por meio da parceria com a Revoada, consultoria sediada em Porto Alegre e especializada em reutilização criativa. A iniciativa, que começa com o reaproveitamento de dez toneladas de uniformes usados, também está desempenhando papel importante para o empoderamento feminino, gerando renda para mulheres do interior do Rio Grande do Sul em situação de vulnerabilidade social.

Até o momento são 12 integrantes do Grupo Mulheres de Mãos Dadas, costureiras da periferia da cidade de Esteio, próxima a Porto Alegre, beneficiadas pelo projeto. Elas atuaram nas etapas de higienização e separação das peças, além da descaracterização dos uniformes.

As peças descaracterizadas estão sendo doadas para entidades que geram impacto social e para cooperativas de costureiras e artesãs da localidade. A expectativa é que cerca de 100 moradoras da região que dependem da costura para ajudar na renda familiar sejam beneficiadas.

Além da matéria-prima para upcycling, a Latam encomendou a produção de 1 mil brindes corporativos para uso da própria companhia. O material será transformado em shoulder bags. As moradoras também receberam no mês de abril um workshop sobre reforma e upcycle ministrado pela equipe da Revoada, aprendendo novas técnicas para reinventar peças de roupas já existentes em novos produtos.

Divulgação/Latam
Com a parceria, cerca de outras dez entidades que atendem homens e mulheres em situação de vulnerabilidade social estão recebendo roupas para uso durante o trabalho ou no dia a dia.

“Esperamos ter ainda muito mais toneladas de uniformes para transformação, com isso daremos continuidade a este projeto que está alinhado com os nossos compromissos de promover uma economia circular mais inclusiva, estimulando a empregabilidade e, consequentemente, a autonomia financeira de mulheres em situação vulnerável. A parceria com a Revoada está possibilitando concretizar frentes importantes que defendemos e apoiamos, como a inclusão e o empoderamento da mulher no papel de líder de projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas da sociedade”, ressalta a diretora de Relações Institucionais e Regulatório da Latam Brasil, Gislaine Rossetti.
Esta empresa apoia o Fórum PANROTAS 2022
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA