Joint Venture Delta-Latam celebra 1 ano: "As melhores entregas vêm agora"
Lideranças de ambas as companhias aéreas estiveram presentes em evento realizado para celebrar a data
![Aline Mafra, da Latam, e Danillo Barbizan, da Delta](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/377369/518db394dc96d9dc7486fe6d91975480dscn1359/0,260,2560,1528/1206,720,0.34/0/default.jpg)
A joint-venture entre a Delta e a Latam completou um ano com muitas razões para comemorar. Desde que foi lançada, a aliança entre as companhias aéreas já resultou em seis novas rotas, 15 mil voos e mais de 3 milhões de passageiros transportados, cobrindo mais de 90 milhões de quilômetros.
Para celebrar a data, as companhias aéreas realizaram hoje (19) o evento Delta e Latam Insights, no Rosewood Hotel, em São Paulo. Na abertura, a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra, e o gerente de Vendas da Delta no Brasil, Danillo Barbizan, falaram sobre os resultados da parceria e o que vem pela frente. “Hoje, onde estamos, temos muito o que comemorar, mas as melhores entregas vêm agora. Tudo começa com malha, com melhora de experiência, e agora queremos ganhar presença, market share. Ainda falaremos muito de resultados”, destaca Aline.
Danillo Barbizan, por sua vez, reforçou a importância de reunir os players no evento. “Hoje celebramos um ano da joint-venture, a qual foi muito esperada. Depois de um ano temos muitos impactos em nossa dinâmica e por isso estamos aqui hoje, fazendo essa conexão entre a alta liderança das companhias aéreas e o cliente, que está no ponto central. Ter essas pessoas prestando contas do que as duas companhias aéreas estão fazendo individualmente e o que vai vir mostra o quão importante é o canal de distribuição indireta”, destacou.
Trabalho junto às agências de viagens
Danilo e Aline contaram, também, o trabalho que tem sido feito junto às agências de viagens para que elas entendam a joint-venture. “As agências já viram outras parcerias, então têm mais claro o entendimento dos benefícios da nossa ativação. Há oito meses estamos fazendo visitas em conjunto a esses clientes, respeitando as individualidades de cada companhia aérea, e nessas visitas nós apresentamos os produtos de malha, a experiência, os avanços que têm sido feitos, a lógica de atendimento, a sinergia de terminais nos aeroportos, nos programas de fidelidade, nas salas vips, entre outras ações”, diz Aline.
“Por mais que o agente já tenha o entendimento sobre a joint-venture, quando estamos com eles, nós ressaltamos a diferença que há entre o que é codeshare, interline e joint-venture. Nós tínhamos uma meta de visitar, em quatro meses, os principais players com contratos, e essa meta foi atingida em dois meses", conta Barbizan. "Nas feiras em que participamos, estamos mostrando as duas marcas juntas e lançaremos uma campanha de marketing que atingirá tanto o B2B como o B2C".
“Temos tido um retorno muito positivo de como avançamos rápido, e o fato de querer fazer dar certo é o que torna isso mais célere. Agora na Latam estamos comemorando um marco, pela primeira vez teremos um voo da companhia aérea pousando no hub da Delta, em Atlanta”, destaca Aline.
![Aline e Danillo destacaram a força e a rapidez dos resultados da joint-venture](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/377406/4bf1e05cd31b9017005efef2b36ac55adscn1361/0,255,2560,1528/1206,720,0.34/0/default.jpg)
Conquistas e avanços da Joint Venture
Também estiveram presentes no evento de hoje executivos de ambas as companhias aéreas, que atualizaram os parceiros presentes sobre as conquistas e os avanços da JV neste primeiro ano – uma das novidades, em resposta à crescente demanda, é o retorno do serviço da Delta entre Atlanta e Rio de Janeiro com operação durante todo o ano, não mais sazonalmente, a partir de dezembro.
O VP executivo Global de Vendas e Distribuição da Delta, Steve Sear, destacou a importância da parceria com a Latam. "Quase 80% a 90% da nossa rede internacional está associada a um parceiro. Acreditamos que é melhor ser interdependente do que independente. Precisamos de parceiros. Não somos especialistas aqui no Brasil, mas somos especialistas em timeslots nos EUA. Juntos, podemos aprender uns com os outros e aproveitar os pontos fortes e o conhecimento, seja ele jurídico ou governamental. Dessa forma, temos uma operação combinada que dá um mais um igual a três, não dois. E é assim que vemos isso em qualquer uma das nossas parcerias ao redor do mundo", destaca Sear.
Já o VP comercial do Grupo Latam, Martin St. George, também reforçou a importância da parceria com a Delta e falou sobre a relevância do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. "Todos nós sabemos que, como sul-americanos, o potencial da América do Sul é infinito. Mas não alcançaremos esse potencial sem uma conectividade fantástica no nosso continente e com o resto do mundo. Quando olhamos as nossas oportunidades em Guarulhos, vemos possibilidades incríveis de crescimento, em grande parte possibilitadas graças ao nosso relacionamento com a Delta. É muito importante observar que o acesso que temos à América do Norte, resultado dessa parceria, é parte do que está permitindo transformar Guarulhos em um verdadeiro mega hub", destaca o executivo.
![Lideranças da Delta e da Latam reunidas no evento Delta e Latam Insights, realizado no Rosewood Hotel (SP)](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/377407/bfcec3f2645096582cd2a791383219e0whatsappimage20231019at10.54.20/0,335,2560,1528/1206,720,0.34/0/default.jpeg)
Além dos executivos citados acima, representaram a Delta Bob Somers (vice-presidente sênior de Vendas Globais), Kristen Shovlin (vice-presidente de Vendas, Operações e Inovação), Alex Antilla (vice-presidente para a América Latina), Mauricio Parise (vice-presidente de Experiência do Cliente), Luciano Macagno (diretor geral para a América Latina, Caribe e Sul da Flórida) e Rodrigo Bértola (diretor de Vendas para a América do Sul), além de Danillo Barbizan.
Pelo lado da Latam, estiveram presentes Federico Jäger (vice-presidente de Vendas para Contas Globais da Latam), Paulo Miranda (vice-presidente de Clientes do Grupo Latam) e Andreas Scheck (diretor de Vendas e Marketing do Grupo Latam), juntamente com Aline Mafra.