Raphael Silva   |   07/08/2018 10:00

Como o wi-fi a bordo tem fidelizado pax em aéreas brasileiras

Pesquisa mostra que passageiros já admitem voltar a comprar bilhete com uma aérea por conta da conexão de internet nos aviões

Disponibilizar conexão wi-fi, hoje, é um dos principais motivadores da fidelidade e satisfação dos passageiros das companhias aéreas no Brasil.

A afirmação é confirmada pela quarta Pesquisa Global de Conectividade a Bordo, feita pela Inmarsat junto à consultoria Populus, responsável por apontar que 80% dos brasileiros usariam a internet a bordo se estivesse disponível em seu próximo voo.

A importância dessa tecnologia para os viajantes se mostra ainda maior quando quase metade (48%) afirma que estaria propenso a comprar uma nova passagem em uma companhia aérea que oferecesse wi-fi de qualidade.

Entre os consultados em toda a América Latina, a internet é o terceiro fator mais importante para os passageiros, ficando atrás apenas da reputação da empresa e da bagagem despachada gratuitamente.

Os latino-americanos também são os que mais se interessam (94%) em se manter conectados durante os voos. Entre os passageiros que viajam com crianças, 95% aponta que utilizaria a conexão para manter os jovens viajantes entretidos. Já entre os corporativos, 84% responde que utilizaria o wi-fi a bordo para que a viagem se tornasse mais produtiva.

Por fim, mais da metade dos passageiros que se sentem nervosos durante os voos (56%) aponta que o uso da internet os ajudaria, mantendo contato com a família e amigos em terra.

"O wi-fi é essencial para a vida diária em terra, e os passageiros não veem razão para que o tempo em voo seja restrito ou gasto de forma diferente", afirmou o vice-presidente da Inmarsat Aviation na América Latina, Raymundo Villar.

IMPORTÂNCIA GLOBAL

Os dados da pesquisa realizada pela Inmarsat mostram que a conexão wi-fi a bordo é ainda mais importante em âmbito global. Seja na fidelidade - 2 em cada 3 passageiros estariam dispostos a comprar de novo na aérea devido ao serviço - ou no geral - 81% dos passageiros utilizariam wi-fi a bordo se estivesse disponível -, esse serviço se mostra fundamental para os viajantes atuais.

Tópicos relacionados