Marcos Martins   |   26/06/2019 10:00

Viajantes ainda preferem o atendimento humano nos aeroportos

O relatório The Airport Delight Report: Humans vs. Machines, divulgado pela OAG, revela que a tecnologia ainda não é unanimidade entre os passageiros


Divulgação
Tecnologia não é unanimidade para etapas de viagem
Tecnologia não é unanimidade para etapas de viagem
Apesar de todos os investimentos de aeroportos e companhias aéreas em tecnologia, o atendimento humano ainda é valorizado na maioria das etapas de viagem. Segundo o relatório The Airport Delight Report: Humans vs. Machines, divulgado pela Official Aviation Guide (OAG), a tecnologia é favorita apenas para emissão de bilhetes e check-in.

No entanto, o atendimento humano supera a automação no despacho de bagagem (54% a 46%), segurança (55% a 45%), embarque (64% a 36%), concierge (83% a 17%) e serviços de bordo (80% a 20%). Em específico, os millennials são 30% mais propensos a preferir os aeroportos automatizados em relação aos viajantes com 50 anos ou mais. A OAG espera que a aprovação pela tecnologia suba ao longo dos próximos anos e torne-se uma preferência para a maioria dos viajantes.

POR FILAS MENORES
Além da automação, outra oportunidade para melhorar a eficiência dos aeroportos e reduzir as filas é a implantação em tempo real (e a redistribuição) de recursos operacionais. Quase 60% dos viajantes pesquisados pelo OAG permitiriam que aeroportos, companhias aéreas e outros provedores de viagem rastreassem sua localização através de um dispositivo móvel.

Isso seria permitido se as empresas usassem esses dados para reposicionar funcionários em áreas ocupadas do aeroporto, diminuindo o tempo de espera e as filas. Na pesquisa, 50% relatam que passaram pelo menos 45 minutos na fila do aeroporto, com 21% ficando pelo menos uma hora na fila, em média.

Junto com o impacto na experiência do cliente, cada minuto que um passageiro passa na fila impacta diretamente a receita do aeroporto, limitando a quantidade de tempo disponível para visitar lojas e restaurantes ao lado do portão. Quando perguntados sobre quais linhas os passageiros passam a maior parte do tempo esperando, 59% dos viajantes mencionaram a segurança, seguida de linhas de embarque (20%) e check-in com bagagem (16%).

EXPECTATIVA

Segundo o estudo, as novidades que os viajantes mais esperam são os tomógrafos avançados, que permitem eletrônicos e líquidos nas malas (50%), raios-X 3D (28%) e scanners de sapatos com base em esteira (22%), para que possam andar sem remover os calçados.

O que poderia simplificar o processo, segundo os entrevistados, seria a disponibilidade de mais zonas de carregamento, para que os passageiros prepararem suas malas para scanner (40%). Apenas 29% classificam os processos de identificação baseados em biometria como a escolha número um.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS