Marcel Buono   |   01/08/2019 12:18

Aeroportos brasileiros batem meta de satisfação do usuário

O Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, foi o melhor avaliado na pesquisa, sendo seguido por Vitória, Viracopos (SP), Confins (MG), Maceió, Goiânia, Brasília e Manaus

Responsáveis por 87% das movimentações de passageiros pelo Brasil, os 20 principais aeroportos nacionais cumpriram a meta de satisfação do usuário estipulada pelo governo pela primeira vez desde 2013. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, que divulgou a Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário referente ao segundo trimestre de 2019, todos registraram notas acima de quatro em uma escala de um a cinco.

Mais de 24 mil pessoas foram ouvidas entre abril e junho, levando em consideração a experiência em relação à infraestrutura, atendimento e serviços, assim como o desempenho de diferentes processos como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagens. No total, 38 indicadores são avaliados pela pesquisa periódica.

Divulgação/Infraero
Área de check-in do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba
Área de check-in do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba
“Os investimentos públicos e privados que estamos conseguindo promover em todas as regiões do Brasil estão contribuindo para preparar a nossa infraestrutura aeroportuária para um novo momento da aviação nacional. Com a abertura do mercado ao capital estrangeiro, a chegada de novas companhias e a ampliação do número de passageiros, o País vai passar por uma transformação nos próximos anos”, comentou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

CURITIBA NA LIDERANÇA
Com a nota 4,72, o Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, foi o melhor avaliado no levantamento, sendo seguido por Vitória, Viracopos (SP), Confins (MG), Maceió, Goiânia, Brasília, Manaus, Santos Dumont (RJ) e Galeão (RJ). Atualmente, o terminal curitibano é administrado pela Infraero.

“A pesquisa serve como um referencial para a administração dos aeroportos. Seus resultados incentivam a competitividade entre eles ao elevar os parâmetros de qualidade do atendimento aos passageiros e tornar mais transparente o que precisa ser melhorado na prestação dos serviços”, comentou o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

Entre os indicadores analisados, as piores avaliações ficaram com os valores cobrados em lanchonetes e restaurantes, além de estacionamentos e outros estabelecimentos comerciais. A qualidade da rede wi-fi, a disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos e casas de câmbio, e a qualidade de lanchonetes e restaurantes disponíveis também foram criticadas pelos usuários.

Veja o ranking dos aeroportos com nota superior a 4:

AEROPORTONOTA
Curitiba4,72
Vitória4,66
Viracopos-Campinas (SP)4,64
Confins-Belo Horizonte4,60
Maceió4,57
Goiânia4,48
Brasília4,46
Manaus4,45
Santos Dumont-Rio de Janeiro4,43
Galeão-Rio de Janeiro4,38
Guarulhos (SP), Natal e Recife4,36
Congonhas-São Paulo4,33
Cuiabá e Fortaleza4,24
Porto Alegre4,20
Belém4,19
Florianópolis4,16
Salvador4,06

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Marcel Buono tem 1660 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS