Marcos Martins   |   07/11/2019 13:45
Atualizada em 11/11/2019 11:05

Demanda internacional de passageiros cresce em ritmo moderado

Dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) revelam que o mês de setembro teve como maior destaque o mercado norte-americano


Pixabay
Aviação norte-americana foi destaque em setembro
Aviação norte-americana foi destaque em setembro
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) divulgou resultados globais de tráfego de passageiros em setembro. A demanda (RPK) teve alta de 3,8% e segue praticamente inalterada em relação ao desempenho de agosto. Já a capacidade (ASK) aumentou 3,3% e o fator de carga subiu 0,4% ponto percentual para 81,9%.

“Setembro marcou o oitavo mês consecutivo de crescimento da demanda abaixo da média. Dado o ambiente em declínio da atividade comercial mundial e as guerras tarifárias, aumento das tensões políticas e geopolíticas e a desaceleração da economia global, é difícil ver a tendência se reverter no curto prazo”, comenta o diretor geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac.

MERCADOS INTERNACIONAIS
Todas as regiões do globo tiveram aumentos de tráfego, liderados por companhias aéreas da América do Norte. A capacidade aumentou 2,6% e o fator de carga subiu 0,3 ponto percentual, para 81,6%.

A demanda internacional das transportadoras norte-americanas aumentou 4,3% em relação a setembro de 2018, bem acima do crescimento de 2,9% registrado em agosto e o desempenho mais forte entre as regiões. A capacidade aumentou 1,6% e o fator de carga acelerou 2,2 pontos percentuais, para 83%.

As companhias europeias tiveram alta de 2,9% no tráfego, o desempenho mais fraco da região neste ano e uma queda em relação ao aumento de 4,2% registrado em agosto. Além da diminuição da atividade econômica, o resultado foi afetado pelo desaparecimento de várias companhias aéreas. No entanto, a capacidade aumentou 2,5% e o fator de carga subiu 0,3 ponto percentual, para 86,9%, o mais alto entre as regiões.

Já as empresas latino-americanas tiveram um aumento de 1,2% na demanda, uma queda em relação aos 2,3% registrados em agosto. A capacidade caiu 1,6% e o fator de carga subiu 2,3 pontos percentuais, para 82,5%

MERCADOS DOMÉSTICOS
A demanda por viagens domésticas aumentou 5,3% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, uma melhora em relação ao crescimento anual de 4,7% registrado em agosto. A capacidade aumentou 4,7% e o fator de carga subiu 0,5 ponto percentual, para 82,3%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS