Isabella Tagliapietra   |   06/03/2020 16:54

Janeiro é o 10º mês consecutivo de queda no transporte de cargas

A Iata anunciou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga. Clique aqui e entenda.


Danilo Teixeira Alves

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga. O relatório mostra que a demanda, medida em toneladas de carga por quilometro, caiu 3,3% em janeiro deste ano, se comparada ao mesmo período de 2019.

“Janeiro foi o décimo mês consecutivo de queda nos volumes de carga na comparação ano a ano. A indústria de carga aérea começou o ano com resultados fracos. Houve otimismo de que o alívio das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China impulsionaria o setor em 2020. Mas isso foi ofuscado pelo surto de COVID-19, que interrompeu gravemente as cadeias de suprimento globais, embora não tenha tido um grande impacto no desempenho do transporte aéreo de carga em janeiro. Esperamos que tempos difíceis estejam por vir. A direção que os eventos futuros tomarão ainda não está clara, mas este setor já demonstrou várias vezes sua resiliência”, disse o diretor geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac.

Apesar da queda na medida de toneladas, a capacidade de carga aumentou 0,9% na comparação ano a ano. De acordo com a Iata é improvável que o surto do corona vírus tenha causado a queda de janeiro. Outro ponto a ser levado em consideração é que o Ano Novo Lunar Chinês aconteceu antes do que em 2019, o que distorceu os números deste ano, já que muitos fabricantes chineses estariam fechados durante o período deste feriado.

Tópicos relacionados