Movida

Victor Fernandes   |   02/04/2020 15:21

Demanda global de passageiros cai 14,1% em fevereiro

número foi atribuído às restrições de viagens impulsionadas pela pandemia do coronavírus.

Divulgação
Hoje (2), a Iata anunciou que a demanda global de passageiros teve queda de 14,1% em fevereiro comparado ao mesmo mês de 2019. O número foi atribuído às restrições de viagens impulsionadas pela pandemia do coronavírus, e essa é a queda mais rápida experienciada desde o 11 de setembro, em 2001. A queda iniciou com o colapso do mercado doméstico chinês e se amplificou com os bloqueios dos crescentes países afetados pelo vírus.

“As companhias aéreas foram atingidas por uma marreta chamada covid-19 em fevereiro. As fronteiras foram fechadas em um esforço para impedir a propagação do vírus. E o impacto na aviação deixou as companhias aéreas com pouco a fazer, exceto cortar custos e tomar medidas de emergência na tentativa de sobreviver nessas circunstâncias extraordinárias. A queda global de demanda de 14,1% é grave, mas para as operadoras da região Ásia-Pacífico, a queda foi de 41%. E isso só piorou. Sem dúvida, esta é a maior crise que o setor já enfrentou ”, disse o diretor geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac.
Divulgação
A capacidade de fevereiro caiu 8,7%, à medida que as companhias aéreas se esforçavam para reduzir a capacidade de acordo com o tráfego em queda e o fator de carga caiu 4,8 pontos percentuais, para 75,9%. A demanda internacional de passageiros em fevereiro caiu 10,1% em relação a fevereiro de 2019, o pior resultado desde o surto de sars em 2003 e uma reversão do aumento de tráfego de 2,6% registrado em janeiro. Europa e Oriente Médio foram as únicas regiões a ver um aumento de tráfego ano a ano. A capacidade caiu 5,0% e o fator de carga caiu 4,2 pontos percentuais, para 75,3%.

"Nossa análise mais recente mostra que as companhias aéreas podem queimar US$ 61 bilhões em suas reservas de caixa durante o segundo trimestre encerrado em 30 de junho de 2020. Isso inclui US$ 35 bilhões em passagens vendidas, mas não utilizadas, como resultado de grandes cancelamentos de voos devido a restrições de viagens impostas pelo governo. Parabenizamos as ações dos reguladores que adotaram regras flexíveis, de modo a permitir que as companhias aéreas emitam vouchers de viagem em vez de reembolsos por passagens não utilizadas; e instamos outras pessoas a fazerem o mesmo. O transporte aéreo desempenhará um papel muito necessário no apoio à inevitável recuperação. Mas, sem ações adicionais do governo hoje, o setor não estará em posição de ajudar quando o céu estiver mais brilhante amanhã", disse de Juniac.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias