Movida

Beatriz Contelli   |   09/06/2020 14:55

Tráfego aéreo de passageiros tem queda de 97% em abril

A capacidade diminuiu 96%, elevando o fator de carga para 59,6%, 23,7 pontos a menos do que em 2019

A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) informou que as companhias aéreas que operam no mercado da América Latina e do Caribe transportaram 1,08 milhão de passageiros em abril de 2020, o correspondente a 97% a menos do que no mesmo período do ano anterior. O tráfego diminuiu 97,1% e a capacidade teve queda de 96%, elevando o fator de carga para 59,6%, 23,7 pontos percentuais a menos do que em 2019.
Divulgação
De janeiro a abril deste ano, houve uma redução de 43 milhões de passageiros e a perda de receita chegou a um pouco mais de 10 bilhões de dólares
De janeiro a abril deste ano, houve uma redução de 43 milhões de passageiros e a perda de receita chegou a um pouco mais de 10 bilhões de dólares
A redução do tráfego aéreo é resultado do forte impacto na aviação comercial das restrições de mobilidade impostas pela crise sanitária da covid-19. Apenas México, Chile e Brasil operaram em abril e com reduções de mais de 90% no movimento aéreo.

No acumulado de janeiro a abril de 2020, houve queda de 30% no tráfego aéreo, o que representa redução de 43 milhões de passageiros e perda aproximada de receita de pouco mais de 10 bilhões de dólares para as companhias aéreas que operam na região.

A estimativa é de que o mês de maio trará resultados semelhantes aos de abril, mas que, a partir de junho seja possível observar uma situação melhor por conta da abertura de outros mercados latino-americanos, como Equador e Panamá.

“A recuperação será progressiva. Esperamos poder operar até dezembro com quase 50% da capacidade originalmente planejada e ir recuperando gradualmente o tráfego na região. De acordo com a consultoria de aviação ICF, somente em 2025 chegaríamos aos níveis de 2019. A partir da publicação do guia de recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional para a retomada e recuperação do transporte aéreo, esperamos fortalecer o trabalho articulado e colaborativo entre indústria e governo e que isto se traduza na implementação rápida de mecanismos seguros e eficientes e, sobretudo, consistentes de forma global para começar a operar novamente”, afirmou o diretor-executivo e CEO da Alta, José Ricardo Botelho.

Para ter acesso ao relatório de tráfego do mês de abril de 2020 na íntegra acesse o portal da Alta.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias