Rodrigo Vieira   |   08/03/2022 18:14   |   Atualizada em 08/03/2022 18:31

Guerra na Ucrânia impacta preço do combustível de aviação, diz Abear

Associação constata que constata que barril de petróleo chega ao maior valor desde 2008


Wikicommons
Barril de petróleo chega ao maior valor em 14 anos no Brasil
Barril de petróleo chega ao maior valor em 14 anos no Brasil

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) garante estar acompanhando permanentemente o impacto da guerra na Ucrânia para os valores do barril de petróleo. A entidade constata que as cotações se aproximam de US$ 140, maior valor no País desde 2008.

Isso pressiona ainda mais o já elevado preço do QAV, que em 2021 alcançou seu maior patamar, acumulando alta de 76,2%, superando as variações do diesel (+56%), gasolina (+42,4%) e gás de cozinha (+36%), segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

É importante destacar que historicamente o combustível responde por mais de um terço dos custos do setor, que por sua vez têm uma parcela superior a 50% indexada pelo dólar.

"Diante desse cenário, a ABEAR informa que o consequente encarecimento do QAV nos curto e médio prazos poderá frear a retomada da operação aérea, o atendimento logístico a serviços essenciais e inviabilizar rotas com custos mais altos, incluindo o foco na expansão de mercados regionais, num setor que acumula prejuízo de R$ 37,4 bilhões de 2016 até o terceiro trimestre de 2021, impactando também o transporte de cargas e toda a cadeia produtiva do turismo. A ABEAR defende que medidas emergenciais de contenção de preços que possam ser tomadas durante a vigência do conflito incluam o QAV, amenizando dessa forma a crise do setor."

Tópicos relacionados