Karina Cedeño   |   19/07/2022 17:42

Embraer divulga perspectivas de mercado para as próximas décadas

Flexibilidade de frota e aeronaves menores são as tendências que devem nortear o novo perfil de demandas


Divulgação
Aeronaves menores são uma das tendências que devem nortear o novo perfil de demandas da Embraer
Aeronaves menores são uma das tendências que devem nortear o novo perfil de demandas da Embraer
A Embraer divulgou um relatório com suas perspectivas de mercado para os próximos 20 anos no que se refere ao segmento de aeronaves comerciais com menos de 150 assentos. O levantamento traz análises e tendências globais e regionais que influenciarão a demanda por novos jatos e turboélices até 2041. Confira os principais:

AUMENTO DA DEMANDA
A demanda mundial por viagens aéreas, medida em receita por passageiro-quilômetro (RPK), crescerá 3,2% ao ano (CAGR) nas próximas duas décadas, um pouco menos do que a taxa de 3,3% prevista no ano passado. O crescimento mais fraco reflete uma desaceleração de curto prazo da economia global, diante dos efeitos da pandemia e do impacto do conflito Rússia-Ucrânia. Espera-se que os RPKs retornem aos níveis de 2019 até 2024.

Digitalização e Regionalização
Continuarão as tendências para o aumento da digitalização (home office, videoconferências) e regionalização (relocalização produtiva - reshoring), que surgiram no início da pandemia, e irão impulsionar a demanda por aeronaves de menor capacidade.

flexibilidade da frota e tecnologias verdes
A adequação da capacidade à demanda é a maneira mais sustentável de capturar as oportunidades de crescimento no mundo pós-pandemia. Novas tecnologias verdes tendem a se concentrar em aeronaves de menor porte, nas quais as inovações são incialmente aplicadas antes da introdução em plataformas maiores. Nesse contexto, aviões menores são elementos-chave para viagens aéreas mais sustentáveis, além de melhorarem igualmente a conectividade.

Conversões de aviões de passageiros para cargueiros
O forte crescimento do comércio eletrônico está abrindo novos mercados para aeronaves a jato de carga com menor capacidade, impulsionando a demanda por conversões de passageiros para cargueiros.

Tópicos relacionados