Victor Fernandes   |   07/07/2022 13:06
Atualizada em 07/07/2022 13:13

Viagens internacionais impulsionam recuperação do tráfego aéreo

O tráfego total em maio de 2022 aumentou 83,1% em relação a maio de 2021

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Willie Walsh, diretor geral da Iata
Willie Walsh, diretor geral da Iata
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou dados de passageiros para maio de 2022, mostrando que a recuperação das viagens aéreas acelerou em direção à movimentada temporada de viagens de verão do Hemisfério Norte.

O tráfego total em maio de 2022 (medido em receita de passageiros-quilômetros ou RPKs) aumentou 83,1% em relação a maio de 2021, impulsionado em grande parte pela forte recuperação do tráfego internacional. O tráfego global está agora em 68,7% dos níveis pré-crise.

O tráfego doméstico para maio de 2022 aumentou 0,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Melhorias significativas em muitos mercados foram mascaradas por um declínio ano a ano de 73,2% no mercado doméstico chinês devido às restrições relacionadas ao covid-19. O tráfego doméstico de maio de 2022 foi de 76,7% de maio de 2019.

O tráfego internacional aumentou 325,8% em relação a maio de 2021. A flexibilização das restrições de viagens na maior parte da Ásia está acelerando a recuperação das viagens internacionais. Os RPKs internacionais de maio de 2022 atingiram 64,1% dos níveis de maio de 2019.

“A recuperação das viagens continua ganhando força. As pessoas precisam viajar. E quando os governos removem as restrições do covid-19, eles o fazem. Muitas das principais áreas de rotas internacionais – inclusive na Europa e nas rotas Oriente Médio-América do Norte – já estão excedendo os níveis pré-covid-19. A remoção completa de todas as restrições do covid-19 é o caminho a seguir, sendo a Austrália o último a fazê-lo esta semana. A principal exceção ao otimismo dessa recuperação nas viagens é a China, que registrou uma queda dramática de 73,2% nas viagens domésticas em relação ao ano anterior. Sua política contínua de zero covid está fora de sintonia com o resto do mundo e mostra a recuperação dramaticamente mais lenta das viagens relacionadas à China”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.

MERCADOS INTERNACIONAIS
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  • O tráfego de maio das operadoras europeias aumentou 412,3% em relação a maio de 2021. A capacidade aumentou 221,3% e a taxa de ocupação subiu 30,1 pontos percentuais para 80,6%. O impacto da guerra na Ucrânia permaneceu limitado às áreas diretamente afetadas.

  • As companhias aéreas da Ásia-Pacífico tiveram um aumento de 453,3% no tráfego de maio em comparação com maio de 2021. Isso é significativamente maior do que o ganho ano a ano de 295,3% registrado em abril de 2022. A capacidade aumentou 118,8% e a taxa de ocupação aumentou 43,6 pontos percentuais para 72,1%. As melhorias na região estão sendo impulsionadas por restrições reduzidas na maioria dos mercados da região, exceto na China.

  • O tráfego das companhias aéreas do Oriente Médio aumentou 317,2% em maio em comparação com maio de 2021. A capacidade de maio aumentou 115,7% em relação ao mesmo período do ano passado, e a taxa de ocupação subiu 37,1 pontos percentuais para 76,8%. A reabertura progressiva dos mercados asiáticos está aumentando o tráfego através dos hubs do Golfo.

  • As operadoras norte-americanas tiveram um aumento de tráfego de 203,4% em maio em relação ao período de 2021. A capacidade aumentou 101,1% e a taxa de ocupação subiu 27,1 pontos percentuais para 80,3%. Com a maioria das restrições removidas para os viajantes desta região, o Turismo e a alta vontade de viajar continuam a promover a recuperação internacional, já que várias outras áreas de rotas estão superando os resultados de 2019.

  • O tráfego de maio das companhias aéreas da América Latina aumentou 180,5% em relação ao mesmo mês de 2021. A capacidade de maio aumentou 135,3% e a taxa de ocupação aumentou 13,5 pontos percentuais para 83,4%, que foi a maior taxa de ocupação entre as regiões pelo 20º mês consecutivo. Algumas rotas, incluindo as da América Central para a Europa e para a América do Norte, estão superando os níveis de 2019.

  • As companhias aéreas africanas tiveram um aumento de 134,9% nos RPKs de maio em relação a um ano atrás. A capacidade de maio de 2022 aumentou 78,5% e o fator de carga subiu 16,4 pontos percentuais para 68,4%, o menor entre as regiões.

MERCADOS DOMÉSTICOS
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  • Os RPKs domésticos da Índia subiram 405,7% ano a ano em maio, em comparação com o aumento de 78,6% registrado em abril. Em maio de 2021, a Índia havia experimentado o surto de covid-19 mais grave do país.
  • O tráfego doméstico dos EUA aumentou 26,1% em maio, em comparação com maio de 2021.

2022 vs 2019
Os fortes resultados na maioria dos mercados internacionais e domésticos em comparação com um ano atrás estão ajudando a demanda de passageiros a alcançar os níveis de 2019. O total de RPKs em maio de 2022 atingiu 68,7% dos níveis de maio de 2019, que foi o melhor desempenho contra viagens pré-covid-19 até agora este ano.

CONCLUSÃO
“A recuperação nos mercados de viagens é impressionante. À medida que aceleramos em direção ao pico da temporada de verão no Hemisfério Norte, tensões no sistema estão aparecendo em alguns centros europeus e norte-americanos. Ninguém quer ver passageiros sofrendo com atrasos ou cancelamentos.

Mas os passageiros podem ter certeza de que as soluções estão sendo implementadas com urgência. Companhias aéreas, aeroportos e governos estão trabalhando juntos, no entanto, aumentar a força de trabalho necessária para atender à crescente demanda levará tempo e exigirá paciência nos poucos locais onde os gargalos são mais graves.

A longo prazo, os governos devem melhorar sua compreensão de como a aviação opera e trabalhar mais de perto com aeroportos e companhias aéreas. Tendo criado tanta incerteza com mudanças bruscas de política covid-19 e evitando a maioria das oportunidades de trabalhar em uníssono com base em padrões globais, suas ações pouco fizeram para permitir um aumento suave da atividade. E é inaceitável que a indústria esteja agora enfrentando um potencial dilúvio regulatório punitivo, já que vários governos preenchem seus calendários regulatórios pós-covid-19. A aviação deu o seu melhor quando os governos e a indústria trabalham juntos para concordar e implementar padrões globais. Esse axioma é tão verdadeiro pós-covid-19 quanto era no século anterior”, disse Walsh.

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