Victor Fernandes   |   08/03/2023 10:55
Atualizada em 08/03/2023 11:50

Demanda de passageiros aéreos continua forte em janeiro

Iata anunciou que a recuperação da demanda por viagens aéreas continua em 2023

Unsplash/Josue Isai Ramos Figueroa
O tráfego total em janeiro de 2023 aumentou 67%
O tráfego total em janeiro de 2023 aumentou 67%
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou que a recuperação da demanda por viagens aéreas continua em 2023, com base nos resultados de tráfego de janeiro.

O tráfego total em janeiro de 2023 (medido em receita por passageiro-quilômetro ou RPKs) aumentou 67% em comparação com janeiro de 2022. Globalmente, o tráfego está agora em 84,2% dos níveis de janeiro de 2019.

O tráfego doméstico para janeiro de 2023 aumentou 32,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, ajudado pelo fim da política de covid zero na China. O tráfego doméstico total de janeiro de 2023 foi de 97,4% do nível de janeiro de 2019.

O tráfego internacional aumentou 104% em relação a janeiro de 2022, com todos os mercados registrando forte crescimento, liderados pelas operadoras da região Ásia-Pacífico. Os RPKs internacionais atingiram 77,0% dos níveis de janeiro de 2019.

“A demanda por viagens aéreas teve um início muito saudável em 2023. A rápida remoção das restrições do covid-19 para viagens domésticas e internacionais chinesas é um bom presságio para a forte recuperação contínua da indústria da pandemia ao longo do ano. E, mais importante, não vimos as muitas incertezas econômicas e geopolíticas do dia diminuindo a demanda por viagens”, disse Willie Walsh, Diretor Geral da Iata.

Mercados Internacionais de Passageiros
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  • As companhias aéreas da Ásia-Pacífico registraram um aumento de 376,3% no tráfego de janeiro em comparação com janeiro de 2022, de longe a taxa ano a ano mais forte entre as regiões, mas fora de uma base muito baixa quando grande parte da região ainda estava fechada para viagens. A capacidade aumentou 167,1% e o fator de carga aumentou 36,6 pontos percentuais para 83,3%, o maior entre as regiões.
  • As operadoras europeias tiveram um aumento de tráfego de 60,6% em relação a janeiro de 2022. A capacidade aumentou 30,1% e o fator de carga aumentou 14,2 pontos percentuais para 75,0%.
  • O tráfego de janeiro das companhias aéreas do Oriente Médio aumentou 97,7% em comparação com janeiro do ano anterior. A capacidade aumentou 45,9% e o fator de carga subiu 20,8 pontos percentuais para 79,2%.
  • As operadoras norte-americanas relataram um aumento de tráfego de 82,4% em janeiro em relação ao período de 2022. A capacidade aumentou 37,3% e o fator de carga subiu 19,7 pontos percentuais para 79,6%.
  • As companhias aéreas latino-americanas tiveram um aumento de tráfego de 46,8% em relação ao mesmo mês de 2022. A capacidade de janeiro aumentou 34,3% e o fator de ocupação aumentou 7,1 pontos percentuais, para 82,7%, o segundo maior entre as regiões.
  • O tráfego das companhias aéreas africanas aumentou 124,8% em janeiro de 2023 em relação ao ano anterior. A capacidade de janeiro aumentou 82,5% e a taxa de ocupação aumentou 13,9 pontos percentuais, para 73,7%, a menor entre as regiões.

Mercados domésticos de passageiros
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  • O tráfego doméstico da Austrália aumentou 107,3% em janeiro em comparação com o ano anterior e agora está em 88,8% dos níveis pré-pandêmicos.
  • Os RPKs domésticos da China subiram 37,2% em janeiro, o primeiro mês a mês de aumento anual desde agosto de 2022 e agora está em 86,3% dos níveis de janeiro de 2019.

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“Com a forte demanda por viagens continuando durante a tradicionalmente mais lenta temporada de inverno no Hemisfério Norte, o palco está montado para uma primavera e um verão ainda mais movimentados. Numa época em que muitos estão apenas começando a desfrutar de suas liberdades de viagem recém-restauradas, é especialmente decepcionante ver o governo holandês fazendo planos para limitar seus movimentos reduzindo unilateralmente e injustamente as operações no aeroporto de Schiphol”, disse Walsh.

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