Victor Fernandes   |   25/07/2023 12:21
Atualizada em 25/07/2023 12:22

Reclamações de aéreas caem 55,1% no 1T23; Azul é destaque

Azul apresentou o menor índice de reclamações e melhor desempenho na solução de problemas; Gol, o maior


Divulgação/Luis Neves
Azul também registrou maior índice de satisfação dos consumidores em relação ao atendimento recebido
Azul também registrou maior índice de satisfação dos consumidores em relação ao atendimento recebido

No primeiro trimestre de 2023, foram registradas 20.8791 reclamações em relação às empresas aéreas no Consumidor.gov.br, as quais transportaram 27.429.136 passageiros pagos no período. Isso representa o registro de 76,12 reclamações a cada 100 mil passageiros, representando uma queda de 55,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número absoluto de reclamações (sem ponderação pelo número de passageiros) diminuiu 45,3%.

Na mais recente pesquisa divulgada pela Anac, a Azul foi a empresa que apresentou o menor índice de reclamações no 1º trimestre de 2023 (54,78 reclamações a cada 100 mil passageiros) e o melhor desempenho na solução de problemas: o maior índice de solução de reclamações (91,30%) e o maior índice de satisfação dos consumidores em relação ao atendimento recebido (4,24 em uma escala de 1 a 5).

Confira abaixo o desempenho das principais empresas nacionais e estrangeiras que mais transportaram passageiros no trimestre.

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Solução de Problemas

Em relação ao desempenho no tratamento das reclamações, as empresas aéreas apresentaram no trimestre um índice de solução de 80,93%, 14,78% acima do apurado no mesmo período de 2022.

A nota média de satisfação com o atendimento das empresas foi de 3,53, considerando uma escala de 1 a 5, sendo 27,9% acima do apurado no mesmo período do ano anterior. Já o tempo médio de resposta às reclamações foi de 4,94 dias, ficando 20,96% abaixo do apurado no 1º trimestre do ano passado.

Observa-se que as empresas nacionais apresentam melhores índices de solução e de satisfação, conforme ilustrado a seguir.

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Temas Reclamados

Os temas mais reclamados pelos consumidores no trimestre dizem respeito a reembolso (24,65%), alteração pela empresa aérea (18,73%) e alteração pelo passageiro (15,52%).

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